By paddloPayday loans

07 nov 2011

“Meu bebê faz manha”. Como assim, cara pálida?

Post por Glauciana às 16:54 em Mãe e Filhos

Cada vez que eu escuto essa expressão tenho vontade de vomitar. Tenho mesmo, juro, fico enjoada. Estou para ouvir coisa mais sem sentido em relação a um bebê de meses, que não tem suporte neurológico nem para segurar sua cabeça. Como é que conseguiria ter condições de manipular seus sentidos para chantagear emocionalmente um adulto? É quase ridículo, não consigo mesmo entender.

Ou melhor, acho que até entendo. É que o mundo anda tão endurecido, moda mesmo é deixar o outro sozinho para que “aprenda a se virar desde cedo“. Andamos tão antinatural ultimamente, sei lá se por causa do feminismo, da revolução sexual, da invenção de pílula ou que raios de qualquer outra invenção que, em tese, deveria ser em prol do ser humano e não para causar ainda mais exclusão. E nesse pensamento das últimas décadas, muitas mulheres acabam se distanciando de seus filhotes, não dando o colo a qualquer momento, enfiando um objeto duro, feito de borracha e gelado na boca dos bebês, ao invés de dá-lo o que, de direito, ele precisa: o seio materno.

E foi esse o meu pensamento de todo o fim de semana. Porque, meldels, as pessoas andam tão endurecidas? Qual é o principal argumento que faça uma mãe impor uma regra de só amamentar seu filho de três em três horas? O que a faz negar o colo a uma criança que chora? Não, não me venham com o argumento da manha, porque isso não cola para mim. Não faz o menor sentido. É só usar um pouquinho da nossa inteligência.

Bebês de meses não têm articulação neurológica para fazer manha. Eles não conseguem nem perceber-se fora do corpo da mãe. Para eles, seu corpo e o da mãe são a mesma coisa. Uma criaturinha que tudo o que consegue fazer é ser alimentado, dormir, chorar e evacuar pode mesmo manipular alguém? Até quando vamos continuar a repetir, como papagaios burros de pirata, esse discurso vazio por aí? E, pior, vamos continuar acreditando que isso é verdade e negligenciando nossos bebês de tudo o que eles precisam em seus primeiros meses: colo, carinho, aconchego, calor e leite materno?

Na semana passada eu escutei da boca do maior especialista em vínculo mãe-bebê do Brasil, o Dr. Fernando de Nóbrega, que é crueldade uma mãe deixar seu bebê chorando seja por qualquer motivo. Sei que essa afirmação vai ferir muita gente e eu já estou até preparada para o clichê de sempre: “A Glauciana julga as outras mães“. “Eu não sou menos mãe que você“… e aquele #mimimi eterno de muitas mães por aí. A carapuça serviu? Ah, que ótimo. Então, vista-a e aproveite para reavaliar seus atos com seus filhos.

Mas, não, eu digo chega para esse absurdo de não oferecer a um bebê, tão indefeso, tão pequeno, tão carecido de segurança, o que ele precisa. E, ainda vou mais longe: o que ele precisa só você, a mãe, pode dar. E não custa caro, não doi, não passa por cima de valores. Ele só precisa sentir-se amado. Só precisa ser pego no colo para não estranhar tanto esse mundo além-útero. Só precisa encontrar ninho no peito quente da mãe e perceber que nada lhe fará mal.

Simples assim. É por essa razão que eu parei de passar a mão na cabeça de quem pratica isso. Quando alguém me diz que toma esse tipo de conduta com o filho ou vem me dizer que vou deixar Luca mimado porque o pego no colo sempre ou continuo levando-o grudado em mim no sling aonde quer que eu vá, eu simplesmente digo que esse é um de meus papeis como mãe. E que ela deveria fazer o mesmo.

Basta! É o tipo de coisa pela qual eu milito. Nunca tive grandes causas na vida, não. Não fui uma adolescente anarquista. Não participei das manifestações dos DAs na faculdade. Não fui uma jovem feminista. Mas, taí, se tem uma causa pela qual eu levanto as minhas bandeiras e não tenho medo de soltar a voz é com relação a maternidade integral. Não, não estou falando de não trabalhar, não é só isso. Estou me referindo à aleitamento materno, à presença de qualidade, à dar o colo sempre, à não deixar bebê chorando no berço.

Tenho certeza absoluta que com essas práticas nós vamos construir um mundo melhor, afinal o mundo é feito de pessoas. E eu acredito piamente que criando segurança e oferecendo afeto para os bebês de hoje, teremos cidadãos mais seguros e dispostos a oferecer amor amanhã. Ou alguém duvida que um indivíduo que aprendeu que sua mãe não devia lhe dar colo quando ele se sentisse inseguro vai conseguir dar um abraço acolhedor em alguém? Para mim isso é óbvio! Para você não?

*Imagem: Daqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários para "“Meu bebê faz manha”. Como assim, cara pálida?" | Adicione o seu »

  1. nov 07, 2011 @ 17:22 {Responder}

    Glau hoje eu posso dizer por experiencia própria que realmente isso não é certo pois o João foi um bebê muito chorão tinha muita cólica e um grude comigo( devido a rejeição na gravidez) Eu sempre tive muita paciência, e depois de tanto ouvir ¨que eu mimava ele demais e mimimimi¨Um dia o pai dele disse que ele tava muito manhoso, já com 9 meses e deixamos ele chorando no berço, foram varias noites que o joão estava choroso eu, não dormia e a casa toda também não dormia, um dia já passada levei ele no médico, dei sorte de pegar um ótimo plantonista que me disse que ele estava com muitos gases e provavelmente um inicio de infecção intestinal, receitou buscopan dentre flagax e outros, menina aquela noite quem não dormiu fui eu de tanto arrependimento, meu bebê dormiu a noite toda e ai onde estava a manha? Na cabeça dos ignorantes pai, mãe e avó … Depois levei no pediatra teve que tomar remédio para a flora intestinal e tudo mais.

    [Reply]

  2. marcela feilhaber
    nov 07, 2011 @ 17:36 {Responder}

    eu podia ter escrito este texto, perfeito!
    eu fico muito triste quando escuto maes dizerem que deixam o filho chorando e que funciona, que que funciona e a que preco?
    eu acho que elas estao indo contra os proprios instintos e no fim todos sofrem. Tambem nao passo a mao na cabeca e falo mesmo que acho absurdo!

    [Reply]

  3. MARCELLA
    nov 07, 2011 @ 18:00 {Responder}

    Glauuu, não tive como não postar meu comentário dessa vez…Meu filho tem 5 anos e ainda ouço isso e qdo era bebe alguns ou posso dizer 2 ou 3 “pediatras” afirmavam que Gabriel estava fazendo manha e me indicarao a epoca um livro …que sinceramente fiz quaestao de esquecer..Sei que o autor é estrangeiro e que ele manda fazermos coisas absurdas..Como deixar a criança chorar 1 ou 2 hs sozinha no quarto que ira parar….Post mais que perfeito….

    [Reply]

  4. Daniela
    nov 07, 2011 @ 18:18 {Responder}

    Muito bom esse texto/desabafo!
    Eu sou mãe, amamento, dou colo, faço carinho, brinco, canto, danço, porque AMO minha filha!
    Como vou deixar a pessoa que mais amo na vida chorando?
    Que ser humano é esse que deixa seu bebezinho chorando por preguiça de dar colo?
    Ahh faça-me o favor!
    Acredito 100% no que você diz que criando bebês com segurança e afeto teremos pessoas melhores no mundo!

    [Reply]

  5. nov 07, 2011 @ 18:26 {Responder}

    Adorei seu texto Glau, você conseguiu traduzir em palavras o q eu sinto ao ouvir q bb faz manha. Perfeito!! Parabéns!!!!!

    [Reply]

  6. nov 07, 2011 @ 23:35 {Responder}

    Já vim aqui outras vezes mas acho que nunca comentei.
    Eu adorei seu post. Eu sempre fui dessa mesma opinião que você. Acho que a manha do bebê é a incapacidade dos adultos de lidarem com algo que eles nào consigam entender. Ter filhos dá MUITO trabalho. Fazer TODO serviço doméstico com um filho pendurado no braço é ainda mais trabalhoso. Mas convenhamos, o que essas crianças temerão na vida? Se tiveram amor, afeto, colinho por todo tempo que mais necessitaram?!
    Meu primeiro filho sempre foi grude. Minha terceira filha É um grude. Em uma das minhas sessões de terapia, super cansada eu resmunguei que minha filha de 2 anos não saía do meu colo. Eis que a terapeuta me relembrou: E o de 7? – ahh, ele nem me quer tanto assim mais. – Então dê colinho para de 2 até ela não te querer tanto assim mais!
    E meus amores estão aqui. Crescendo bem, desenvolvendo melhor ainda!!!
    Um abraço.

    [Reply]

  7. nov 08, 2011 @ 03:02 {Responder}

    Eu acho que algumas pessoas simplesmente não deveriam ser mães. Se você não quer se doar, não quer abrir mão, não quer perder horas de sono, não quer amamentar em livre demanda, ou não quer amamentar. Não seja mãe.
    Porque mãe, é se doar, é perder sim horas de sono, é sentar no chão e brincar, é dar colo quando chora, e não deixar chorando no berço para aprender seja lá o que for.

    Eu vejo muito absurdo por ai, e arrisco a dizer que algumas pessoas são “menos mãe” sim, por conta de certas atitudes mesquinhas e egoistas.
    Digo novamente, não quer abrir mão, não quer se doar, não seja mãe.

    Beijos. =*

    [Reply]

  8. nov 08, 2011 @ 12:28 {Responder}

    Glau, tb acho q bebê deve receber aconchego em tempo integral, mas lendo o seu texto pensei muito no que diz Laura Gutman… na necessidade que a mãe tb tem de ser apoiada durante os primeiros meses… em como a mãe tem que ser amparada para ter tranquilidade (de cabeça e de coração) para se doar integralmente, 24 horas por dia.
    Pra quem tem filho longe de família, pra quem tem filho em meio a uma vida profissional, pra quem tem filho e não tem referências maternais… as coisas são bem complexas. Daí chegam ‘especialistas’, família e ‘amigas’ dizendo que tem que endurecer e para muitas mães, agir dessa forma acaba parecendo ser o correto. Muitas o fazem por ignorância, não no sentido pejorativo, apenas por ignorarem, por desconhecerem seu poder, sua força, sua responsabilidade.
    Outro dia falando sobre a leitura para bebês e crianças, tive a constatação óbvia: mães que não têm o hábito da leitura não entendem a necessidade/importância de incentivar seus filhos a lerem. No caso do aconchego, vejo de forma semelhante: como é difícil para mães desamparadas e sozinhas entenderem/conseguirem dar aconchego.
    Não estou sendo determinista. Se fosse assim, as pessoas não teriam a chance de mudar, crescer, escolher. Só reflito sobre como pode ser mais difícil para mães que não têm apoio. Acho q é pq estou em crise quanto a minha vida, não sabendo como dar conta, me sentindo um pouco perdida. Enfim, o questionamento tb faz parte… beijos e parabéns pelo texto!

    [Reply]

    Adriane Reply:

    Parabéns, Carol, vc disse tudo!
    Por inúmeras razões, a mamãe de primeira viagem aqui, acatou diversos comentários achando q estava fazendo o melhor para seu bebê…quer saber? hj penso q poderia ter dado muito mais colo, deixado ele no meu peito sem seguir as regrinhas de 3 h, etc…o lado bom é q fui aprendendo com ele e hj não escuto essa besteirada, apenas sigo meu coração e coloco o Caio em primeiro lugar em minha vida…

    [Reply]

  9. nov 08, 2011 @ 15:15 {Responder}

    Como percebo a su indignação…quantas mães são mal aconselhadas, enfim!!! O meu filho mais velho que hoje tem 6 anos foi criado com muito mimo e com muita disciplina!!! Ainda hoje, em dias que se sente mais inseguro, pede-me para dormir comigo e eu deixo porque eu sei o quanto lhes faz bem!!! No dia seguinte, parece que as energias se renovaram!!! Muitos beijos, muitos mimos, nunca fez mal a ninguém!!! e vamos ser francas, a nós enche-se o nosso coração dos mimos que damos e os que recebemos!!! Felicidades

    [Reply]

  10. nov 08, 2011 @ 22:58 {Responder}

    Concordo com a Carol. cada um acaba dando o que tem, infelizmente. Se a referência é ruim, a tendência é perpetuar o ruim.
    É preciso amadurecer, deixar de ser a filha e passar a ser mãe para entender que mesmo sem repertório, tem um instinto e uma intuição para ajudar.
    Tem uma certa zona de conforto também em deixar a responsabilidade do desassossego toda no bebê, bem mais fácil do que perceber o próprio estresse, a própria relação com estar mãe e a as sombras.
    Bebês tentam se comunicar para conseguir o que é essencial. Só.
    Belo post.

    [Reply]

  11. Juliana
    nov 09, 2011 @ 11:17 {Responder}

    Noite dessas meu filho de 3 anos acordou as 3 e meia da manha pedindo mamá (ele bebe no copo, mas continua pedindo mamá). Eu, que nunca neguei mamá pra ele, mas já cansada de ouvir que mamá de madrugada não deve ser dado, que não é fome, que vira hábito e blá blá blá, dessa vez disse que não. Depois de alguma reclamação, meu marido acordou e foi pra sala ver TV. Miguel foi junto e pediu um pãozinho. Comeu 2 bisnaguinhas e um copo de suco. Deitou e dormiu de novo. Não, não era manha!!! A criançã estava com fome!! Que dó. Fiquei com o coração apertado e me sentindo muito mal!

    [Reply]

  12. Ayla Farias
    nov 11, 2011 @ 01:54 {Responder}

    Concordo plenamente e sempre bati boca por isso. Até hoje sou fuzilada com olhares de condenação quando ponho a teta pra fora para dar carinho ao meu pequeno de 2 anos e 5 meses. Ele vive no meu colo, ainda dorme no nosso quarto e é um PUTA menino bacana e eu sou a m,ãe mais realizada do mundo. Beijos

    [Reply]

  13. Alexis Christopher
    dez 15, 2011 @ 16:33 {Responder}

    Uma das melhores coisas que eu já li sempre me pego, fazendo a pergunta será que eu deviria parar de dar tanta atenção para as coisinhas desse meu bebezinho, mas nao consigo e numca consegui deixar ele chorando, ou deixar ele no chão quando pede colo por mais que eu estivesse cansado, e isso não é só o papel da mãe, o pai tem que dar o carinha igual o da mãe, que muitas vezes falta por ai, ou melhor maioria das vezes né? porque o homem normalmente usa a desculpa “Trabalhei o dia inteiro” ela deveria no minimo cuidar do bebe sem reclamar, Horrivel isso, gostei do blog até mais.

    [Reply]

  14. cinthya capelo
    ago 08, 2012 @ 23:36 {Responder}

    Adorei a sua opiniao sobre os bebés,eu e meu marido somos do tipo de pai é mãe, que levamos a nossa vida muito bem com nossas filhas. confesso que nao é facíl tomar conta de 2 crianças com 18 meses de diferença, tenho que ter muita paciencia,mas consiguimos os 2 superar esta face. muita gente nos critica por elas dormirem na nossa cama. eu decorei o quarto delas com tanto carinho….mas nao adianta,na hora de dormir é debeixo das assas dos pais. para nao atrapalha a nossa vida sexual, temos um quarto de casal em para ser usado na hora que que elas estao dormindo,mas depois voltamos pro nosso ninho com nossas filhas. pode dizer que sao manhosas, mas como voce mesmo disse, nao tem como um bebe de 2 meses e uma de 1 ano e 8 meses ter manha.

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*