Intolerância à lactose: o que é isso? - Coisa de Mãe
09 mai 2011

Intolerância à lactose: o que é isso?

Post por Glauciana às 16:54 em Saúde

O leite é um dos principais alimentos consumidos desde os primeiros dias de vida de todos. Considerado como uma das grandes fontes de cálcio – o mineral responsável pelo fortalecimento dos ossos e dentes – o leite está presente na mesa da grande maioria dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Leite, em 2004 foram consumidos 5.993 milhões de litros de leite no país.

Apesar de muito ingerido na forma líquida e também em derivados, como queijos, iogurtes e manteigas, algumas pessoas sofrem de um distúrbio chamado Intolerância à Lactose, que causa – levando-se em consideração as diferenças de cada organismo – náuseas, cólicas abdominais e diarréias, com apenas um copo de leite de vaca.

A nutricionista Denise Madi Carreiro explica que na superfície do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva chamada lactase, responsável pela digestão da lactose, o açúcar presente no leite e em seus derivados. A intolerância a esse açúcar ocorre por uma diminuição ou ausência da produção dessa enzima. “Todas as pessoas têm dificuldade em digerir o leite, mas alguns têm uma certa tolerância e não sentem tanto os sintomas quanto outros”, afirma.

A nutricionista adverte que o leite também oferece um outro risco, além da intolerância à lactose: alergia a sua proteína. Quem sofre desse distúrbio pode desencadear processos inflamatórios, como gastrite, sinusite, amidalite, entre outros. “O grande problema com o leite é a ingestão exagerada, pois ele está presente nos sorvetes, na margarina, no queijo, no pão e até nas barras de cereal”, salienta.

Com crianças esses distúrbios também são comuns – tanto a intolerância à lactose como a alergia à proteína do leite. Há bebês que nascem com essas características e é bom que os pais fiquem atentos aos sintomas. Inclusive, bebês que são amamentados no peito podem sofrer os sintomas pela alimentação da mãe, já que o alimento que ela come está em sua corrente sanguínea e entra no leite materno produzido. Levando em um pediatra ele dará todas as orientações, mas em casos mais severos, um nutricionista pode ajudar na alimentação. Não é uma doença grave, mas requer cuidados e acompanhamento.

O ideal, segundo Denise, é diminuir ou até não consumir o leite de vaca e procurar um profissional que identifique os sintomas e oriente sobre qual é a alimentação correta. E quanto ao receio de ficar sem a principal fonte de cálcio, ela é enfática: “não é só o leite que oferece cálcio, mas também as frutas, verduras, folhas e leguminosas”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários para "Intolerância à lactose: o que é isso?" | Adicione o seu »

  1. mai 09, 2011 @ 18:58 {Responder}

    Eu já tive intolerância à lactose quando era criança. A conclusão dos 200 médicos que minha mãe me levou foi de que eu tomei antibióticos demais (por causa de garganta inflamada) e eles destruiram minha “flora intestinal”, pelo menos a parte responsável por digerir a lactose. Demorou 5 anos para voltar ao normal. Muito ruim, eu não ia na festa de aniversário de ninguém.

  2. mai 10, 2011 @ 19:17 {Responder}

    Também tive intolerancia a lactose, mas eu foi devido ao abuso consciente de leite condensados e chocolates. Sim abusava, comia todos os dias, além dos dois copos de Nescau.
    Meu médico disse que não havia cura alguma pro meu problema, apenas um medicamento importado dos EUA, minha mãe por caridade importava, isso foi durante pelo menos dois anos. Depois eu conheci um outro produto que me ajudou a solucionar esse maldito problema.

    Enfim… hoje, sou extremamente cautelosa quanto ao consumo de leite lá em casa. Meu filho ainda não come yogurtes e danoninhos, ele tem um consumo moderado de leite que é em pó, nada de leite de caixinha. Prefiro assim. Ele tem calcio na medida certa. Nada além!
    Não me importo muito com as mães que me sacrificariam ao ler isso, só tento fazer o que é melhor pro meu filho. E como já passei pelo problema, quero previni-lo.

    Beijos

  3. mai 11, 2011 @ 02:12 {Responder}

    Aiiiin é tão ruim quando uma criança sofre com isso! Tenho uma conhecida que é assim… ela já foi várias vezes internada porque vez ou outra desobedece às regras e come o que não deve…

    Acho que é como a Karin falou memso… tudo tem que ser dosado pra não fazer mal.

  4. Cintia
    out 25, 2011 @ 17:35 {Responder}

    Olá sou mãe de uma mina de 3 anos que é intolerante a lactose desde pequena ela nunca aceitou leite …depois de muito sofrimento om gases e diarreia é que ficou contatada a intolerância a lactose hj ela toma um leite de soja e sempre evitando os derivados do bendito leite…ó que deixo aqui a minha indignação por não encontrar produtos específicos aos intolerantes…todo mês é a mesma luta procurando e nem sempre encontro…
    É muito triste ver minha filha querendo comer as coisas como sorvetes balas iogurtes etc..e não poder..uma das soluções que encontrei é fazer o lanche dela em casa mesmo tem ótimos sites com ótimas receitas.. fica aí a dica…..
    adorei o post…

Deixe um comentário





  • * requerido
*