Dentes nascendo: como lidar com as dores do bebê? - Coisa de Mãe
13 jan 2011

Dentes nascendo: como lidar com as dores do bebê?

Post por Glauciana às 14:19 em Saúde

Alguns pediatras afirmam que não há influência nenhuma. Outros dizem que o intestino pode ficar solto. E há aqueles que dizem que algo pode acontecer. Enfim, é mais um daqueles assuntos controversos, mas que toda mãe sofre junto com seu bebê.

Dentinhos saindo podem ser sinônimo de dor, irritação, perda de apetite, falta de sono, diarréia, assaduras e muita, mas muita manha. Com meus meninos aconteceu tudo isso. E não há pediatra que me convença de que é tudo coincidência.

Eduardo sofreu com todos os dentes, mas muito mais quando os caninos saíram. Primeiro porque demorou mais para romperem e segundo que o intestino dele soltou geral. Não raras as vezes que o cocô escapou da fralda e ia fazendo um rastro no chão conforme ele andava.

Estamos nesse processo com Luca. Ele, o danado, nos enganou, pois seus dois primeiros dentinhos, os de baixo, vieram tranquilos, sem problema, deixando aquela boquinha banguela a coisa mais linda do mundo com os dois pontinhos brancos. Mas, depois, quando os de cima vieram, afe, foram noites e noites de choro.

Ele começou cedo, por volta dos 6 meses os de baixo já saíram. Em seguida, vieram os 4 de cima, mas todos com sintomas de irritação e dor. Nele, por incrível que pareça, o intestino não solta. Ao contrário, fica preso. O que também não é legal, porque aí são duas dores: na gengiva e na barriga.

Agora estamos com vários vindo ao mesmo tempo. Caos total lá em casa. Ele normalmente fica em estado febril (a temperatura entre 36,5º e 37,9º ainda não é considerada febre), perde o apetite, o que dá dó, pois é bom de garfo o gostosinho. Aí, sem dormir e comer direito o corpo dele dá brecha para os vírus. Então, ele tem emendado uma virose na outra. Estamos na terceira. Primeiro foi catapora, depois uma que atacou o intestino e agora está com mais uma, que pipocou manchinhas vermelhas na pele.

Aí resolvi compartilhar que isso é algo natural, que toda criança passa pelo processo da dentição, umas mais tranquilas outras mais problemáticas. O que eu faço, bem, além de muita paciência é:

- Nos momentos de falta de apetite, o ideal é oferecer outros tipos que o bebê aceite bem. Como a gengiva doi ao mastigar os sólidos, Luca acaba mamando muito mais. Ofereço o peito de hora em hora, já que a alimentação é líquida e não pode deixar a criança sem nutrição;

- Oferecer frutas mais geladinhas. Luca não foi acostumado a comer as coisas geladas, porque tudo em casa fica na fruteira, em temperatura ambiente, mas nesses dias eu coloco as frutas para refrescarem um pouco na geladeira. Assim, percebo que alivia a dor na gengiva;

- A papinha não deve estar muito quente, porque o calor aumenta os sintomas ruins na boca;

- Os remédios que uso são bem fraquinhos e só para amenizar os sintomas. Uso alivium (ibuprofeno) em gotas para baixar a febre e tirar um pouco da dor, já que ele também tem a função de antiinflamatório. Na gengiva gosto de usar Camomilina C. Abro o comprimido e solto o pozinho em uma colher e vou passando, com o dedo, diretamente na gengiva. Eles, normalmente, deixam, porque além de ser adocicado, amortece um pouco a área. No meio da noite quando ele não consegue dormir, aplico Nenê Dent, que não é tão indicado, mas dá uma boa melhora em casos mais severos. Aqui vale dizer que tudo isso deve ser prescrito pelo pediatra, que é quem mais conhece a saúde de seu bebê e estudou para isso. Atenção com o que leem na internet, mamães. Medicar o bebê sem ter a orientação do médico é perigosíssimo;

- Nos momentos de febre um banho morno ajuda bastante. Além disso, água é sempre bom para acalmar bebês e crianças. Então, nesses dias mais enjoados vale à pena abusar de banhos longos e cheios de brincadeiras.

As dicas são essas, mas o principal é termos paciência e oferecer o que o bebê com dor mais quer: carinho e aconchego. Provavelmente ele vai querer muito colo. E é fácil imaginar o porquê. Se nós, adultos, quando doentes ou com alguma dor já ficamos mais suscetíveis, quiçá esses pingos de gente. O ideal aqui é contarmos até 10 nas muitas vezes que o cansaço bater e pegar no colo, dar carinho, fazer as vontades do bebê. Afinal, mamães, para essa situação vale um mantra que cabe em quase todos os momentos complicados do bebê: “vai passar“.

Imagem: Daqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

100 comentários para "Dentes nascendo: como lidar com as dores do bebê?" | Adicione o seu »

  1. ADRIANA PROCÓPIO FERREIRA
    set 25, 2012 @ 19:48 {Responder}

    Para amenizar as dores da dentição leve ao dentista, assim ela ensinara a fazer massagem e limpar a gengiva, com isso ameniza a dor do bebê, pena eu ter visto isto só agora, mas ainda está em tempo de cuidar do seu bebê, aqui na minha cidade os bebês vão ao dentista aos 4 meses de idade, e ajuda muito na dentição do bebê, espero te-los ajudado, abraços!!

    [Reply]

  2. out 02, 2012 @ 19:07 {Responder}

    Oi Glauciana, é minha primeira vez neste blog e só tenho a agradecer. Tenho uma filha de 1 ano e 2 meses e estou sofrendo junto com ela com o nascimento dos dentinhos. Os de baixo foi tranquilo, mas assim como aconteceu com vc os de cima tão dando um baile. Ela esta tendo febre e viroses também, já levei no medico varias vezes e só receitaram a camomilina, com sou mãe de primeira viagem tem horas que bate o desespero. Hoje pesquisando na internet sobre o assunto seu post me ajudou mto. Agradeço de coração!

    [Reply]

  3. JUNIOR MARINOTTI
    out 19, 2012 @ 23:17 {Responder}

    ENCONTRAR ESSE SEU COMENTÁRIO HOJE NA INTERNET FOI UMA BENÇÃO SOU PAI DE PRIMEIRA VIAJEM, E ESTOU PASSADO POR TUDO.
    OBRIGADO!

    [Reply]

  4. Mara camilo
    out 25, 2012 @ 23:43 {Responder}

    Esse post me ajudou imenso a acalmar hoje depois de uma noite sem dormir porque. Meu `ratinho` chorou toda a noite com dores por causa dos dentes esperimentei tudo e nada passou ate k gracas a deus fui experimentar a agua do mar e gracas deus passou esta dormindo como um anjo espere que ajude.

    [Reply]

  5. nov 07, 2012 @ 15:00 {Responder}

    ola meu bebê tem 1 ano e 4 meses esta nascendo um dente detras e a gengiva esta cortada parecendo que vai cair o pedaço da gengiva e esta mostrando dentinho e esta com febre e diarreia o que devo usar pra amenizar a dor ,pq sinto dor junto com ele vou agradeçer se me ajudar

    [Reply]

  6. nov 09, 2012 @ 18:24 {Responder}

    Meu filho também está nascendo os dentes e chora muito, a noite inteira sem dormir e com febre.

    [Reply]

  7. dez 07, 2012 @ 12:09 {Responder}

    oi meu bb chora muito com dor no dentinho q esta nascendo ele tem muita febre e ñ dorme a noite ñ sei mais oq fazer me ajude por favor obrigada….

    [Reply]

  8. fev 04, 2013 @ 15:25 {Responder}

    ola, tenho uma bebezinha 19 meses estamos sofrendo muito com a saida dos dentes dela, e normal o beber tucir muito?

    [Reply]

  9. ALESSANDRA
    fev 27, 2013 @ 14:08 {Responder}

    estou passando por tudo isso, nesse momento…
    tudo o que li me ajudou muito! obrigado!

    [Reply]

  10. Cristiane
    mar 19, 2013 @ 20:15 {Responder}

    Como fiquei aliviada de ler isso e saber que tudo que estou passando é normal desta fase !!

    Muito obrigada .

    [Reply]

  11. alessandra
    mar 26, 2013 @ 16:59 {Responder}

    oi eu tenho uma filha de 1 e 11 meis esta querando sair a preça esta fazendo coco bem mole nos primeiro deu febre mais agora e coco mole mais eu acho que e normal muito obrigada

    [Reply]

  12. abr 07, 2013 @ 02:40 {Responder}

    Mamães fiquem calmas. Todas nós. Só agrava se pensarmos besteira, de uma doença e tal. A minha filha tem dois anos e está passando neste exato momento por dor na gengiva com um dente nascendo. E aí vem febre, diarreia, manha e choro o dia inteiro (literalmente).

    Escritora do Diário da Mamãe de Primeira Viagem

    [Reply]

  13. josi
    abr 21, 2013 @ 17:17 {Responder}

    Meu Deus estava tão preocupada minha filha duda, anda tão chorona não dorme mais e tudo isso é normal ,eu quase pirei, ainda bem que é normal, procurei a internet para me ajudar, valeu os comentarios postados

    [Reply]

  14. michele
    abr 22, 2013 @ 08:37 {Responder}

    nossa eu tava pirando pq há 4 dias minha bebe de quatro meses não dorme de dia só cochilos de 30min. Intestino preso tbem. Muita manha..nem imaginava q fosse dente, minha vó q viu. Agora tenho certeza obrigada.

    [Reply]

  15. Simone
    mai 04, 2013 @ 02:42 {Responder}

    Adorei esse comentário e as dicas. Minha bebê está com 1 ano e 9 meses, e está com os 4 caninos nascendo, que fase essa hein.. está irritada, sem apetite, não dorme direito, espero q isso passe logo.

    [Reply]

  16. ana soares
    mai 04, 2013 @ 23:51 {Responder}

    nossa muito interesante este site,minha filha vai fazer 1 ano a semana que vem e ja começo a nascer os dentes de traz uns 3 de uma vez mais ela ta com muita febre a boca dela ta toda inxada ja levei ela 2 vezes n pediatra mais ele diz que e so a gripe mais sera que ele nao percebe que a gengiva dela ta toda inxada fora que ela nao quer saber de comer nada so quer mamar
    gente oque eu faço???me ajudem por favor

    [Reply]

  17. TÂMARA
    mai 27, 2013 @ 12:43 {Responder}

    MINHA FILHA TEM 1NO E 5 MESES EATÁ SOFRENDO MUINTO COM OS DENTES NASCENDO E UMA DOENÇA ATRÁS ATRÁS DA OUTRA JÁ NÃO SEI MÁS O QUE FAZER.PRIMEIRO FICOU TODA EMPOLADA,DEPOIS DEU UMA TOSSE MUINTO FORTE LOGO EN SEGUIDA DEU DIARREIA E AGORA ESTÁ GRIPADA JÁ NÃO SEI MÁS OQUE FAZER.]

    [Reply]

  18. Vvpink77@yahoo.com.brivian
    mai 29, 2013 @ 15:22 {Responder}

    Meu bebe de 10 meses tbm está passando por essa fase dos dentinhos, está p sair os dentes incisivos superiores, apresentou gripe (com tosse), estado febril de 37° e a noite dorme e acorda logo depois com mto choro, aí eu tento mostrar várias coisas p ele p q ele se interta, só assim ele para de chorar, nossa dá mta peninha dele, pois é uma criança tão alegre, e vê-lo assim é mto angustiante. Durante o dia se ele está mto enjoandinho dou a ele Tylenol baby, e aí ajuda a ele relaxar e dormir um pouco.

    [Reply]

  19. Ricardo
    jun 07, 2013 @ 02:16 {Responder}

    MINHA PRINCESINHA DE 7 MESES TB COMEÇOU A FICAR CHORONA E NÃO QUERIA MAIS CHUPETA E MAMADEIRA. FICAMOS NO DESESPERO POIS ELA SEMPRE DORMIU BEM E ESTAVA SENDO DIFICIL FAZER ELA DORMIR.TINHA ANSIA E PRENDEU O INTESTINO.DAI VIMOS QUE OS DENTINHOS DE BAIXO ESTAVAM ROMPENDO E TIVEMOS A IDEIA DE FAZER A MAMADEIRA E DEIXAR ESFRIAR ATE TEMPERATURA AMBIEMTE PARA DAR PRA ELA…..NÃO É QUE FUNCIONOU….DEPOIS DE NOITES EM CLARO ACHAMOS ALGO QUE RESOLVEU O PROBLEMA COM A MAMADEIRA. AGORA A CHUPETA NÃO TEVE JEITO AINDA….QUEM SOUBER AJUDA AE…..ABRAÇOS E ESPERO TER AJUDADO.

    [Reply]

  20. lilian oliveira
    ago 02, 2013 @ 18:31 {Responder}

    meu filho chora muito coloca a mao na boca muito e a perta forte mas nao tem febre mas as gengivas esta enchadas e grossas

    [Reply]

  21. rosangela
    ago 07, 2013 @ 14:28 {Responder}

    Minha bb esta com 8 meses e meio , ainda nao nasceu nenhum dentinho, estou preoculpada porque ela esta sem comer um tres dias so esta mamando o peito e bebendo pouca agua, gostaria de saber se isso e normal, sou mae de primeira viagem por isso fico muito preoculpada .

    [Reply]

  22. amanda
    set 09, 2013 @ 01:38 {Responder}

    meu filho Hugo de 2anos estar sofrendo muito com a saída das presas e estava muito desesperada pq nada do q o medico dele indicou passa a dor e a febre, por ser mãe de primeira viagem o desespero bateu!!!

    [Reply]

  23. amelia
    set 09, 2013 @ 18:58 {Responder}

    ola meu bebe tem 1 ano 1 mes esta nascendo os canino dele os 4 de uma so vez ele esta com o intestino muinto solto ele chora para fazer coco e fora que ele tambem esta resfriado eu fico aguniada!!

    [Reply]

  24. Aline
    set 12, 2013 @ 17:07 {Responder}

    Olá, meu bb de 1 ano esta passando por esse processo, gengiva muito inchada, chora muito anoite quase não come nem quer saber de mamar… esses comentários me auxiliaram muito. Boa sorte mamães!3

    [Reply]

  25. Fernanda
    set 16, 2013 @ 13:15 {Responder}

    Nossa Seu Bb Esta Igual a Minha Filha Ela Começou com 6 mes hj tem 9 dentinhos com 8 mes essas presas saindo ela ta desse modelo do seu filho 1 Semana sem dormi :( Vou Fazer O Que Faz Pra Ver Se Aliva Obg Pelas Dicas Bjs Fcd

    [Reply]

  26. Raquel
    set 17, 2013 @ 20:32 {Responder}

    Meu filho de um ano e sete meses tb está passando pelo difícil processo de nascimento dos caninos. Estão nascendo os “4″ de uma só vez! Tadinho, anda chatinho, com febre baixa q vai e volta e menos apetite. Fora isso está ótimo, graças a Deus. O post e os comentários de todas as mamães me tranqüilizaram bastante!!! Obrigada!!! Espero q essa fase passe logo!!!

    [Reply]

  27. herica
    set 27, 2013 @ 22:40 {Responder}

    Oi pessoa tenho uma princesa de 6 meses nossa nao sei mas o q fazer o primeiro dentinho de baixo esta querendo sair e ela ja esta sofrendo n quer comer so chora n quer mamadeira n sei mas o q fazer estou passand remedio na gengiva dela faco ingenizacao sempre e n se mas o q fazer tenho medo dela ficar doente

    [Reply]

  28. Thais
    out 04, 2013 @ 19:39 {Responder}

    Otimo! excelente essas dicas! Vieram numa otima hora pra mim! adorei!

    [Reply]

  29. Amanda
    out 05, 2013 @ 01:28 {Responder}

    Bem legal essas dicas,meu bb esta passando por isso,ha tres noites q nao durmo direito por que ele acorda gritando com dores e com a gengiva muito enxada. Ta sendo horrivel ver ele sofrer assim.

    [Reply]

  30. Eliane
    nov 04, 2013 @ 13:08 {Responder}

    O meu bebê tem 1 ano e 7 meses. Estão nascendo os caninos. E está sofrendo também. Me corta o coração. Ele tem o intestino preso, porém, tem uma semana que está com as fezes moles. Não teve febre e nem vomito. E está se alimentando normalmente, Graças a Deus. Fico muito preocupada, pois tenho receio que seja um rotavírus… Estou dando soro, suco de caju e bastante líquido. Como mãe sofre meu Deus. Ainda bem que passa…Valeu suas dicas e ver que muitas mamães passam pelo que eu estou passando.

    [Reply]

  31. elizabete
    nov 06, 2013 @ 20:17 {Responder}

    meu bebe esta com 6meses,esta choroso,manhoso,mas as dicas muito me ajudou..obrigada

    [Reply]

  32. elizabete
    nov 06, 2013 @ 20:19 {Responder}

    muito me ajudou as dicas………

    [Reply]

  33. liliane
    nov 08, 2013 @ 01:35 {Responder}

    olá ”minha filha tem sete meses chora muito,esta com febre de 37 ja ha tres dias,acho que esta nascendo o primeiro dentinho mas é superior é normal vim primeiro o de cima mim ajudem grata”

    [Reply]

  34. Raquel
    nov 11, 2013 @ 01:28 {Responder}

    Parabéns e obrigada, me ajudou muito com meu bebê de 8 meses. Deus abençoe!!

    [Reply]

  35. Luciana
    nov 17, 2013 @ 20:36 {Responder}

    Minha filha de 1 ano e oito meses,está passando pela fase dos caninos superiores nascerem.Não quer comer nada e pra piorar,ela não mama mamadeira,só o peito.Estou achando muito demorado para nascer essas presas.A gengiva está muito inchada e vi a pontinha do dente aparecendo.Tem uma semana que os sintomas vem se repetindo:Febre de 38º,perda de apetite,manha,choro demais,diarréia.Não vejo a hora de tudo isso acabar.Eita fase difícil!!!

    [Reply]

  36. Anderson
    nov 29, 2013 @ 03:23 {Responder}

    Meu filho está com 1ano e quatro meses e ler este blog está sendo importante. Saber que essa situação dos dentinhos é algo comum. Ele vai muito bem, mas com os dentes de trás nascendo está chorando e acordando de madrugada várias vezes.Realmente é preciso ter muita calma e paciência, faz parte do desenvolvimento dele. Vlw mesmo.

    [Reply]

  37. Dario
    dez 05, 2013 @ 03:12 {Responder}

    Agradeço , por este Post, me ajudou muito. Obrigado

    [Reply]

  38. nath
    jan 14, 2014 @ 03:15 {Responder}

    Nossa minha filha de 11meses ta mt manhosa irritada diarreia morro de pena

    [Reply]

  39. cleide
    jan 22, 2014 @ 19:12 {Responder}

    Nossa, fikei aliviada em ler isso. To sofrendo a dias junto com meu filho de um ano e um mes. Ele pegou um refriado de qse 2 semanas. Agora ta tendo febre e nao come nada. Ta saindo varios dentes atras. Tadinho do meu bebe. Eu estava muito preocupada agora to maiz tranquila

    [Reply]

  40. fev 13, 2014 @ 19:50 {Responder}

    Boa tarde

    Alguém pode aliviar meu coração, meu filho esta com 1 ano e um mês, assim que chegou nessa idade ele tem ficado com febre constantemente, levei ao pediatra e ponto socorro, fez exame de sangue e urina, nunca da nada e a febre vai e volta, fica sempre na media de 37.5 38.5 de febre. Será que são os dentes ?

    [Reply]

  41. Bruna
    fev 26, 2014 @ 14:47 {Responder}

    Obrigada! :D Me ajudou muito ver que isso nao acontece so aqui em casa! :) Vou seguir as dicas! ;) Parabens pelo site! Muito bom! :)

    [Reply]

  42. Taiana
    mar 24, 2014 @ 21:46 {Responder}

    Olá, bom tenho uma bebê de 6 meses e ta dificil de mais pois ela chora do nada e ta com muita manha mais isso ainda num e o pior
    O pior que ela não esta comendo absolutamente nada ,nada mesmo nem as frutas que ela tanto gostava será que e normal
    Ela so esta mamando no peito e não aceita outro alimento de forma nenhuma me ajudem me repondam sou mãe de primeira viagem e tudo me assusta e me preocupa de mais…Ser mãe e muito dificil realmente mais por favor me respondam…desde ja muitoo grata!!

    [Reply]

  43. Juliana
    abr 20, 2014 @ 23:33 {Responder}

    Obrigada, como mãe neurótica seu relato me tranquilizou muito!!!

    [Reply]

  44. Ana Paula
    mai 12, 2014 @ 23:13 {Responder}

    Nossa amei esse post , estou passando por isso com o meu filho Arthur, os primeiro dentes da parte de baixo não tive problema veio com 5 meses agora ele está para completar 9 e estou sem dormir e ele também, está sem apetite , já vomitou e só quer tomar leite nem água ele quer, estou apelando para tudo mordedores, Camomilina C e o que puder para aliviar essas dores que devem ser horríveis… Obrigada mesmo me deixou muito aliviada…

    [Reply]

  45. mai 19, 2014 @ 16:49 {Responder}

    tenho um bebe de 1 ano 2 meses está nascendo 3 dentes de trás ele chora o dia inteiro á noite vai dormir gemendo de dor já dei ibuprofeno já passei nenêm dent e nada parece aliviar ele está com a gengiva sangrando não sei mais oque fazer eu acho que eu vou enlouquecer!!!

    [Reply]

  46. amanda
    mai 21, 2014 @ 17:37 {Responder}

    Olá meu filho Emanuel está com 1 ano e 2 meses e está passando pela fase de nascer os 4 caninos de uma vez. Ele está muito enjoado, choroso, gengiva inchada, manchas vermelhas pelo corpo, acorda de noite chorando por causa dos dentes, teve diarréia, febre. Espero que esta fase passe logo, pois é muito ruim vê-lo tristinho. Obrigada pelas dicas no post.

    [Reply]

  47. Diana
    mai 30, 2014 @ 05:07 {Responder}

    Materia excelente…meu filho come de tudo, não é muito fã de sucos, ama uma pera…agora esses molares tem incomodado somente na hora de dormir…quanta judiação.
    graças a Deus que ele n teve diarreias nem febre muito menos gripe. Louvado seja o Nome do Senhor Jesus.

    [Reply]

  48. monica
    jun 26, 2014 @ 00:13 {Responder}

    meu filho tem 3 anos e estar com os dentinhos nascendo, sempre adoençe, isso não é coincidencia não.
    sempre é assim,
    agora esta com dor de barriga e faz coco mole ja estar com uns 2 dias dai eu fico muito preucupada, agente que é mãe sofre nem. as vezes fico com medode se algo grave, sempre que ele adoece eu olho a boca dele e la estar um novo dentinho nascendo, quando o mesmo nasce todo a doença vai embora é encrivel.

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*