Dentes nascendo: como lidar com as dores do bebê? - Coisa de Mãe
13 jan 2011

Dentes nascendo: como lidar com as dores do bebê?

Post por Glauciana às 14:19 em Saúde

Alguns pediatras afirmam que não há influência nenhuma. Outros dizem que o intestino pode ficar solto. E há aqueles que dizem que algo pode acontecer. Enfim, é mais um daqueles assuntos controversos, mas que toda mãe sofre junto com seu bebê.

Dentinhos saindo podem ser sinônimo de dor, irritação, perda de apetite, falta de sono, diarréia, assaduras e muita, mas muita manha. Com meus meninos aconteceu tudo isso. E não há pediatra que me convença de que é tudo coincidência.

Eduardo sofreu com todos os dentes, mas muito mais quando os caninos saíram. Primeiro porque demorou mais para romperem e segundo que o intestino dele soltou geral. Não raras as vezes que o cocô escapou da fralda e ia fazendo um rastro no chão conforme ele andava.

Estamos nesse processo com Luca. Ele, o danado, nos enganou, pois seus dois primeiros dentinhos, os de baixo, vieram tranquilos, sem problema, deixando aquela boquinha banguela a coisa mais linda do mundo com os dois pontinhos brancos. Mas, depois, quando os de cima vieram, afe, foram noites e noites de choro.

Ele começou cedo, por volta dos 6 meses os de baixo já saíram. Em seguida, vieram os 4 de cima, mas todos com sintomas de irritação e dor. Nele, por incrível que pareça, o intestino não solta. Ao contrário, fica preso. O que também não é legal, porque aí são duas dores: na gengiva e na barriga.

Agora estamos com vários vindo ao mesmo tempo. Caos total lá em casa. Ele normalmente fica em estado febril (a temperatura entre 36,5º e 37,9º ainda não é considerada febre), perde o apetite, o que dá dó, pois é bom de garfo o gostosinho. Aí, sem dormir e comer direito o corpo dele dá brecha para os vírus. Então, ele tem emendado uma virose na outra. Estamos na terceira. Primeiro foi catapora, depois uma que atacou o intestino e agora está com mais uma, que pipocou manchinhas vermelhas na pele.

Aí resolvi compartilhar que isso é algo natural, que toda criança passa pelo processo da dentição, umas mais tranquilas outras mais problemáticas. O que eu faço, bem, além de muita paciência é:

– Nos momentos de falta de apetite, o ideal é oferecer outros tipos que o bebê aceite bem. Como a gengiva doi ao mastigar os sólidos, Luca acaba mamando muito mais. Ofereço o peito de hora em hora, já que a alimentação é líquida e não pode deixar a criança sem nutrição;

– Oferecer frutas mais geladinhas. Luca não foi acostumado a comer as coisas geladas, porque tudo em casa fica na fruteira, em temperatura ambiente, mas nesses dias eu coloco as frutas para refrescarem um pouco na geladeira. Assim, percebo que alivia a dor na gengiva;

– A papinha não deve estar muito quente, porque o calor aumenta os sintomas ruins na boca;

– Os remédios que uso são bem fraquinhos e só para amenizar os sintomas. Uso alivium (ibuprofeno) em gotas para baixar a febre e tirar um pouco da dor, já que ele também tem a função de antiinflamatório. Na gengiva gosto de usar Camomilina C. Abro o comprimido e solto o pozinho em uma colher e vou passando, com o dedo, diretamente na gengiva. Eles, normalmente, deixam, porque além de ser adocicado, amortece um pouco a área. No meio da noite quando ele não consegue dormir, aplico Nenê Dent, que não é tão indicado, mas dá uma boa melhora em casos mais severos. Aqui vale dizer que tudo isso deve ser prescrito pelo pediatra, que é quem mais conhece a saúde de seu bebê e estudou para isso. Atenção com o que leem na internet, mamães. Medicar o bebê sem ter a orientação do médico é perigosíssimo;

– Nos momentos de febre um banho morno ajuda bastante. Além disso, água é sempre bom para acalmar bebês e crianças. Então, nesses dias mais enjoados vale à pena abusar de banhos longos e cheios de brincadeiras.

As dicas são essas, mas o principal é termos paciência e oferecer o que o bebê com dor mais quer: carinho e aconchego. Provavelmente ele vai querer muito colo. E é fácil imaginar o porquê. Se nós, adultos, quando doentes ou com alguma dor já ficamos mais suscetíveis, quiçá esses pingos de gente. O ideal aqui é contarmos até 10 nas muitas vezes que o cansaço bater e pegar no colo, dar carinho, fazer as vontades do bebê. Afinal, mamães, para essa situação vale um mantra que cabe em quase todos os momentos complicados do bebê: “vai passar“.

Imagem: Daqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

158 comentários para "Dentes nascendo: como lidar com as dores do bebê?" | Adicione o seu »

  1. joseane
    set 10, 2014 @ 17:03 {Responder}

    Ola Minha bebé tem sete meses ja nasceu dois dentinhos e agora ta enxada a gengibe pra nasce outro ta sem forme nao mamá so ningau suco danoni cha e frutas mais quando ta pra nasce o dente nao que comer nada nao se o que cazar

    • Ana
      fev 13, 2016 @ 19:11 {Responder}

      Meninaaa é muito cedo para dar danone, ele está na lista do que não se deve dar tão cedo ao bebê ou no mínimo até 2 anos.Dá uma procurada que na internet tem muito sobre isso, não me contive em te avisar espero não parecer intrometida! Bjo

  2. Emanuelle
    set 15, 2014 @ 00:34 {Responder}

    Olá… Muito bom seu blog me ajudou mto. Meu pititinho ta com 9 meses. Irritado sem apetite, gengiva inchada, dormindo mal….manhoso, diarreia….ta triste…demora muito p passar esses dias terríveis??? Obrigada!

    • mai 20, 2016 @ 06:39 {Responder}

      Great common sense here. Wish I’d thuoght of that.

  3. Edina Deniz Pereira
    set 18, 2014 @ 19:38 {Responder}

    Adorei essa comentário, ajudou muito.

  4. luana ferreira
    set 19, 2014 @ 23:31 {Responder}

    Olá! gente estou a uma semana semdormir minha bb tem um ano e os dentinhos estão querendo sair eka deu dois dias de febre e agpra esta a quatro dias totalmente empolada oq fazer? estou muito preocupada

  5. regiane rodrigues da costa
    set 21, 2014 @ 18:55 {Responder}

    Oi minha baby ta cm 10 meses e os dentinhos se romperam ela ta muito ebjoada soq colo deu frebre e nao come so mama no peito sera q demora pra passar tudo isso ela ta sofrendo tadinha.

  6. Flávia
    out 03, 2014 @ 03:14 {Responder}

    Afff…q desespero. Minha Duda de 1ano7meses está com os caninos nascendo e está com febre de 38° há 5 dias, há 3 noites não dorme bem, acorda chorando com dor. Estouraram 2 aftas na boca, não come nada, só mama. Hj a gripe a atacou…nem Alivium, nem Tylenol, nem novalgina melhora a dor. Choro junto com ela…ai q fase…

    • Angela
      dez 04, 2015 @ 16:51 {Responder}

      Oque VC deu pra aliviar a dor da afta e a dor das presinhas ?
      Meu filho esta com 1e7 meses e ta nascendo as presinhas e esta com 2 aftas

  7. out 31, 2014 @ 22:30 {Responder}

    Minha filha tem 7 meses e 2 dias o primeiro dente dela nasceu com 6 mes nun deu nada depois nasceu o segundo dentinho com6 meses e mei agora ela começou a da febre num quer beber agua ta enjuadinha so que ficar no colo ta chorando e ta dando diarréia hoje ela vomitou estou sofrendo muito com ela e nao sei o que fazer sou mae de primeira viaje também.

  8. Camila
    nov 03, 2014 @ 01:17 {Responder}

    Olá! Minha filha tem um ano e um mês e já faz vinte dias que não aceita nada salgado, nem frio e nem quente! São três dentes nascendo, dois são molares!

    • mai 25, 2016 @ 06:01 {Responder}

      It’s a real plrseuae to find someone who can think like that

  9. Ariele
    nov 17, 2014 @ 22:14 {Responder}

    eu so n sei o q dar para as dores de barriga alguem pra indicar algo funcine?….. e a minha primeira filha entao experiencia n tenho nenhuma.

  10. Juliana
    jan 12, 2015 @ 18:05 {Responder}

    Minha filha tem 2 anos e 4 meses e está nascendo os dentes do fundo, ela tá reclamando muito de dor e chora e está com uma febre insistente está indo para três dias, o que eu faço?

    Juliana

  11. jan 21, 2015 @ 23:53 {Responder}

    Minha filha tem 1 ano e 5 meses ja vai fazer um ano e 6 meses quando esta perto de nascercos dentinhos dela ela fica muito irritada dah muita diarreia e de uns 2 dias e o nariz escorre um dia mais os dentes nem parece q estao saindo pq nao dah pra ver direito kk mais eu sofro vendo minha filha linda princesa sofrer de dor.

  12. anna
    fev 01, 2015 @ 10:41 {Responder}

    Meu filho tem 1ano e 8 meses…esta nascendo os “caninos” dele e a cinco dias tem febre,já levei ao medico e ele não tem benhum tipo de infecção…sera só dos Dentinhos essa febre?

    • mai 20, 2016 @ 06:11 {Responder}

      Pleasing you should think of somnhtieg like that

  13. luzicleide
    fev 22, 2015 @ 21:29 {Responder}

    Muito bom me ajudou bastante já estava muito nervosa muito obrigada ta te mais

  14. marcia oliveirs
    mar 05, 2015 @ 02:16 {Responder}

    Eu tenho uma mimosa com 1 ano e 7meses…e toda vez q vai nascer os dentinhos tem resfriado..febre de 37.9; 38;3…mas sempre fico a mil de preocupacao…agora ta com as pontas das presas pra fora com a gengiva inchada e vermelha…e ta com febre…levei no medico disse q deve ser rresfriado…mas agente se preocupa…sei la pensa um monte de coisa…bju

  15. Luciane SC Golinelli
    mar 05, 2015 @ 21:16 {Responder}

    Minha filha de 1 ano e 4 meses ta a um a semana chorando sem comer e nem mamar no peito quer so de vez enquando ja usei camomilina ja usei novagina neném dente nada passa pois esta nascendo 4 dentes de trás ao mesmo tempo..alguém sabe quantos dias demora para sair os dentes!grata

  16. deise
    mar 18, 2015 @ 22:20 {Responder}

    Meu filho tem 2 anos e 4 meses e ele também está passando por isso, ele está com febre a 2 dias e super enjoado, nele está nascendo aqueles dentes de traz, dá até dó pois ele chora com a mão na boca da uma dó, mas tudo isso faz parte, e cada bebe e de um jeito, pois tenho uma menina de 10 anos e ele não teve nada disso.

  17. Simone
    abr 27, 2015 @ 06:44 {Responder}

    Estou ficando doida! Meu bb tem 1 ano e 4 meses, perdeu totalmente o apetite, acorda vários vezes a noite, chora muito e se estica todo. São os quatro caninos de uma vez. Dou camomilina c, ibuprofeno e nenedent, mas nada adianta! Socorro, alguém pode me ajudar? Quanto tempo dura esta fase? Obrigada à todas, os comentários são excelentes. Ah antes desta fase comia super bem, agora só quer peito.

    • jamille.s.lima@hotmail.com
      set 30, 2015 @ 09:54 {Responder}

      Simone, estou passando por isso! Como terminou essa fase? Faz uns 20 dias que ele não dorme e nem eu… Tem noites que coloco ele na minha cama senão não aguento!!! Tenho medo dele acostumar mas não estou aguentando o cansaço! Como vc fez???? Voltou tudo ao normal?

  18. LEONARDO XAVIER
    jun 08, 2015 @ 22:16 {Responder}

    MINHA FILHA TEM 1 ANO E 5 MESES E PARECE QUE ELA ESTÁ COM AS BOCHECHAS INCHADAS, ISSO TEM HAVER COM OS DENTINHOS NASCENDO? O QUE DEVO FAZER?

  19. Tatystar
    jun 10, 2015 @ 09:25 {Responder}

    Olá. Pesquisando sobre dentição vim parar aqui no blog. O que me deu certo alívio ao ler seu relato pois minha filha tem 1 ano e 9 meses. Estão saindo os caninos todos de uma vez. Tadinha.. Semana passada ela teve febre. Mas como foi muito alta levei no medico. Ele disse que a garganta tbm estava vermelha. ja acabou o remédio. Mas ela continua enjoada. Não teve mais febre. Mas esta enjoada e sem apetite. O que me preocupa pq ela come muito bem… Eu moro no exterior e aqui eles não dão muita importância em relação ao dente estar nascendo e ter essas questões de febre, diarreia e etc. bem, como disseste. Ter paciência e dar amor. Espero que ela melhore logo..

    • mai 25, 2016 @ 05:38 {Responder}

      I was struck by the honsety of your posting

  20. Meyliane Moura
    jun 10, 2015 @ 17:04 {Responder}

    Este artigo foi util e esclarecedor pra mim. Eu tenho uma nenem de 1 ano e 4 meses que nao quer comer nada, mal toma mamadeira, so quer suco e esta com febrr. Ja levei ao medico e ela esta pegando virose atras de virose tbm, eu estava realmente desesperada!

    Obrigada por compartilhar sua experiencia, me deixou mto mais tranquila, eu achei que estava fazendo tudo errado.

  21. Laura
    ago 10, 2015 @ 18:47 {Responder}

    Meu bebê fez 5 meses hoje e está febril, desde ontem, a noite chegou a medir 38.5…. Ela está chorosa e abatida pois a febre não passa sempre em 37.7…será que pode ser dente? Help sos

  22. leticia
    ago 23, 2015 @ 08:42 {Responder}

    mamaes os dentes no meu pequeno fotam tranquilos apenas fikava irritado e pouco apetite nunca deu febre mais teve uma bolhinha de sangue em um dos paneloes segunda a propria bula se naum estou enganada nene dente anestesia a garganta do bebe entao muito cuidado ao usar ja q a produćao de saliva aumenta….pode ocorrer afogamento use bem moderado uma mamae disse q sangra a gengiva converse com o pedi na bolinha de sangue a pedi do meu Arthur passou ad muk pensa num milagre ela é comprasa apnas com receita muito boa espero ter ajudado meu Arthur esta nos ultimos dentes 1 ano e oito meses

  23. natalia
    set 09, 2015 @ 21:49 {Responder}

    Mama no peito?

  24. Raquel Medeiros
    set 11, 2015 @ 02:02 {Responder}

    Ola minha BB tem um ano e dois meses nossa esta nascendo os 4 caninos de uma vez e ela esta tendo diarreia e hoje começou com febre e esta babando muito nervosa dimais Td chora mais eu lendo esse blog me aliviou bastante pois já Nao aguento maos levar ela pra pronto socorro com febre e é impressionante como os médicos nunca dizem que é os dentes que esta causando isso td com os nossos bbs

  25. Silene
    set 22, 2015 @ 18:29 {Responder}

    Meu bb está com 1 e 20ds está nascendo os dois dentes da frente e o canino três de uma vez está enjoado,gengiba enchada e muito vermelha e ainda por cima com aftas na língua e nos lábios teve febre, mas não come só mama no peito e bebe bastante água teve diarréia.Estou dando água e soro de reitratação e leite qdo ele quer mamar!Estou desesperada por que ele não quer comer! Será que é normal,mesmo? Abs

  26. Lene
    out 13, 2015 @ 22:20 {Responder}

    Meu bebe tem um 1 ano e um mes quando ele tinha 5 meses nasceram 4 dentes de cima da frente e com 7 meses nasceram mas 4 de baixo e agora esta nascendo 6 so de uma vez os 2 caninos e mas 4 atrás.agradeço a deus pq ele nao senti sintomas algum irritacao nada gracas a deus Quero saber se e normal tantos dentes assim.

  27. Luciana
    out 22, 2015 @ 01:13 {Responder}

    Olá meu bebe esta com 11 meses já faz três dias que não come e nem quer mamar direito, há dois dias está com febre incomodado não dorme passei neném dente para ver se aliviava mas não resoveu. Quantos dias isso vai durar?

  28. nov 02, 2015 @ 17:23 {Responder}

    minha filha um ano 1 seis meses tadinha quase nao come chora muito nao quer dormir nao sei oque fazer

  29. Daniela
    nov 04, 2015 @ 19:13 {Responder}

    MInha filha tem 4 anos e dois meses, ela esta sentindo dores nos dentinhos inferior. O que pode ser? Todos os dentes de leites já nasceram.

  30. Lilian
    nov 04, 2015 @ 20:44 {Responder}

    Minha filha tem 15 dentes e apenas um ano e dois meses e nunca tive problema com os dentes ! Ah dois dias ela está com febre e muito irritada , e manchinhas ao redor da boca , a pediatra disse que pode ser os dentes mas não sei OQUE fazer pois achou stranhomque nos outros dentes não tive problema nenhum alguém me ajuda !!! É normal??? Obrigada

  31. jessyca
    nov 11, 2015 @ 16:09 {Responder}

    Oi , uma dica pra voces , coloquem a chupeta e o mordedor do bb na geladeira pra gelar um pouquinho , nao deixe congelar é so pra dar uma esfriadinha que da uma sensação boa na gengiva e acalma os nosso pequeninos. Caso o pediatra recomende a Camomilina C , abram a capsula e joguem o pózinho dentro do suquinho deles, Ajuda muito.

  32. claudia
    jan 10, 2016 @ 23:20 {Responder}

    Gente estou passando por isso..igualzinho igualzinho. Minha bebé esta com seis meses sairam dois de uma so vez os de baixo sofremos a beça com nossa pequena, nao queria comer nao dormia durante o dia e a noite acordava gritando de meia em meia hora. Ficou muito irritada. Agora depois de uma semana apenas de alivio voltou tudo de novo mais um dentinho saindo em baixo. Olha tem q ter muita paciencia, mais muita mesmo, só quem é mãe de verdade pra aguentar e tem q dar muito amor e carinho. Estou muito cansada exausta minha coluna ta doendo demais e as vezes choro de tão cansada q estou. Mais sei q ninguém melhor do q eu para cuidar dela nesse momento tao dificil entao tenho q ser forte e nao deixar o cansaço me abater. Força pra todas nós q estamos vivenciando esse momento!!

  33. amanda soarea
    jan 11, 2016 @ 08:37 {Responder}

    Oi eu também agradeço pois estou desesperada minha bebê come e logo em seguida faz coco fico preocupada ela tem 10 meses e está com 8 dentinhos 4 em baixo dói os primeiros e 4 em cima e acho que está para vir os caninos porque ela está muito irritada ela grita, bate os brinquedos não vejo a hora dessa fase de sofrimento acabar eu a amo tanto e sofro junto, mãezinha agradeço pelo seu pôster deixado me ajudou muito ficar menos preocupada deus abençoe e abençoe todos os bebês que estão na mesma situação que minha princesa……bjss

  34. Natalia Cristina Alves Germano
    mar 15, 2016 @ 12:55 {Responder}

    Minha filha ela tem onze meses deis do des mese comecaram a nascer o dente dela os quatro primeiro tranquilo mas agora a gengiva dela esta inchada preste pra nascer mas dois dentes nela e precisei comprar o nenedente pra poder aliviar coitada da minha princesa morro de dó pra ver ela passar nessa situação mas logo logo isso passa…O intestino dela esta funcionando normal de vez em quando fica mole mas nem spre… fica bem firminho..

  35. Camila
    mar 17, 2016 @ 19:38 {Responder}

    Meu bebe tem 7 meses e me parece que esta nascendo a presa e normal

  36. naty alves
    mai 02, 2016 @ 23:45 {Responder}

    Muito bacana ler os comentarios maezinhas.
    Meu bebe a 2 semanas atras começou a ficar enjoadinho, febre, irritado. Ele tem 1 ano e 2 meses. Garganta inflamou. Estao nascendo 5 dentes e 4 deles sao os molares. Um ja rasgou, os outros ja da pra ver e sentir mas nao rasgou. Ele esta muito manhoso, so quer colo, choraozinho e agora a noite cheguei a me assustar pq começou a gemer, fiquei apavorada. Passei nene dente e agora esta mais tranquilo e dormindo. Mas creio que logo acorda pq o efeito do nene dente nao é muito duradouro. Pelo menos eu acho que nao. Boa noite. Me tranquilizei em ver os relatos. Que essa fase passe logo e que meu arteirinho volte a ter disposicao para fazer suas baguncinhas.

  37. sandra
    mai 03, 2016 @ 09:23 {Responder}

    Meu filho de um ano e meio ta da garganta imflamada e agora de tomando cefalexina de 6 em 6 horas 4 ml sera q pode e agora acho q o dente de judiando também n come n mama o q faco

  38. Luanna S.Gomes
    mai 12, 2016 @ 16:01 {Responder}

    Olá! Meu Filho Tem 6Meses e desde os 3meses os 2 dentinhos de baixo ja nasceram,agora esta nascendo os de cima e ele esta emagrecendo pois nao quer comer nada e quase não mama… estou muito preocupada pois ele sempre foi de mamar bem… e sempre foi brm fortinho…
    Alguem pode me dizer o que fazer?!

  39. amanda
    mai 23, 2016 @ 20:58 {Responder}

    eu estou quase louca pois meu bebe esta assim enjoado,com a cabecinha quente ,salivando muito ,e ressecado,gemendo, tudo ao mesmo tempo,esses comentarios me ajudaram muito

  40. eliel
    jul 13, 2016 @ 10:01 {Responder}

    minha filha ta naicendo os dentes de tras nao quer comer digeito nem um eu e minha esposa esta no disispero o q fazer me ajudem por favor

  41. jessiane
    jul 20, 2016 @ 13:24 {Responder}

    meu bebe ta nessa faze estou de coracao partido ela sofre sofro junto com ela.

  42. Letícia
    jul 25, 2016 @ 19:33 {Responder}

    Ai, guria, que bom ler algo “de mãe”, acho tudo sempre tão sintético e de sonho da Disney… a minha mais velha tem 15 e a pequena tem seis meses. Não tem nada, nunca teve nem febre, só mama, e agora está de bochechinhas vermelhas, estado febril e chora… (aqui se lê SÓ DE MADRUGADA) todos os pediatras da minha cidade estão de férias. E eles dizem que estes sintomas não são da dentição, mas eu lembre que sim. Tenho uma dica para incluir aí, colocar água na chupeta (caso o bebê use chupeta) e congelar. Marília tem amado esta opção.

  43. debora vasconcelos
    ago 22, 2016 @ 02:22 {Responder}

    minha bb tem 1 ano e dois meses prematura nasceu os dois dentes de baixo super tranquilo e agora começou uma gripe fraca logo em seguida febre a medica receitou ibuprofeno e luftal e caso tivesse vomito dramin pois é disse q tava com gases e agora diarreia constante vomito devido o refluxo a papinha dela é bem papa e ela n quer to ficando loka ja ta palida só vomita diarréia notei q o dente de cima esta nascendo eu vou levar ela novamente ao medico. pq a que eu passei mal atendimento mae é dificil diagbosticar uma febre q começou agora fui na sexta se caso persistir volta domingo aff nem mediu se ela tava com febre descaso total

  44. Tatiane Santana
    set 02, 2016 @ 08:34 {Responder}

    Nossa um alívio ler isso e ainda tantos comentários que nos ajudam. Minha bebê faz 5 meses amanhã e ontem ela começou com diarreia.Fez 8 vezes durante todo o dia. Não está amuada e nem perdeu o apetite, mais babando muito e a mão na boca o tempo todo.
    O perigo disso são as assaduras, se a gente der bobeira esta assado. Também estou usando Nenê dente mais muito pouquinho à noite.

  45. Fernanda
    set 15, 2016 @ 22:35 {Responder}

    Gente meu filho tem 5 anos e a uns 4 dias ele grita de dor ,levei no dentista e falou que tem um dente que esta nascendo,estou ficando desesperada com ele gritando de dor não sei mais o que fazer.

  46. Thainara
    set 22, 2016 @ 22:55 {Responder}

    Meu filho tem 1ano e 5meses os siz o dele. Já estavam saindo saíram 3 e o 4 esta saindo mas está inflamado e com pus não sei oq ouve pq inflamou me ajudem oq eu Fasso

  47. Tatiene Assunção Mota
    set 26, 2016 @ 16:41 {Responder}

    minha bebe tem 7 meses já saiu o primeiro dente dela a farmaceutica me passou o nenê dente e uma vitamina a B-12 para a criança ter apetite ate agora minha bebe esta comendo e mamando ela também sente dor e inflamou a garganta dela estou dando ibuprofeno pra ela espero ter ajudado

Deixe um comentário





  • * requerido
*