Como resolver o intestino preso dos bebês - Coisa de Mãe
03 jan 2011

Como resolver o intestino preso dos bebês

Post por Glauciana às 14:21 em Saúde

É muito comum bebês em amamentação exclusiva terem sintomas de constipação instestinal. Seja com aleitamento materno ou usando leite artificial, eles podem demorar vários dias para evacuar.

No caso do bebê que mama apenas no peito não é necessária tanta preocupação, já que seu único alimento é natural, feito exclusivamente para ele, atendendo suas necessidades fisiológicas. Dessa forma, não há tantos resíduos para serem eliminados, o que faz com que a criança possa ficar dias sem fazer cocô sem sentir incômodos.

Com aqueles que têm a fórmula no aleitamento pode ser que o intestino não se adapte totalmente ao leite. Como aconteceu com a filha da Carol P, que vive em Londres, na Inglaterra. Nos primeiros meses de vida a pequena, que era amamentada no peito e tinha complementação com fórmula, também ficou sem fazer cocô, mas a mamãe rapidamente interveio, não deixando o problema persistir. A solução foi simples: ela adicionou mais água à fórmula, deixando-o mais ralo e misturou um outro tipo de leite, para testar. Deu certo! Essa também é uma opção, pois cada bebê se adapta melhor a um leite artificial, o ideal é testar e ver o melhor para cada um.

Eu tive essa experiência com Eduardo, meu filho mais velho, que me deixou muito apreensiva com seu intestino preso. Apesar de nunca ter ingerido fórmula artificial no período de amamentação exclusiva, ele chegou a ficar 9 dias sem evacuar. Com tantos dias ele já sentia dores, devido aos gases. Com a orientação de sua pediatra, introduzimos um supositório natural, de glicerina, o que o fez soltar as fezes em instantes.

Um caso mais severo de constipação ocorreu com Pietra, filha de Flavia Tito, de Recife – PE. Mesmo mamando exclusivamente no peito, a bebê chegou a ficar 6 dias sem fazer cocô, depois de Flavia ter dado um comprimido de Camomilina C, para amenizar as dores do nascimento dos dentes. Ela não sabe se foi coincidência ou não, mas a partir deste fato o intestino dela ficou “preguiçoso”, como diz a mãe.

Preocupada, Flavia levou Pietra ao gastroenterologista e foi diagnosticada com Síndrome de Retenção das Fezes, já que ela sofria ao defecar e segurava. “Me vejo sofrendo cada vez que minha filha não faz cocô“, conta a mamãe. Mas, graças à médica e alguns cuidados na alimentação, a pequena conseguiu regularizar seu fluxo intestinal. Durante seis meses Flavia ofereceu, diariamente, óleo mineral, milho verde cozido, arroz integral e farinha de linhaça.

Mas, se o leite materno é leve, ideal para o bebê, porque ele também se constipa? Bem, eu tenho as minhas impressões, pela minha experiência com meus dois filhos. A alimentação da mãe conta, e muito, no bom funcionamento do intestino do bebê. Tema bem controverso, muitos pediatras e nutrólogos acreditam que o que a mãe come não interfere no organismo da criança. Eu sou à favor da corrente que diz que sim.

No período de cólicas, que em Dudu quase não houve, mas com Luca bastante, eu media suas dores pelo que eu comia. E era fato: se eu exagerasse em alguns tipos de alimentos, horas depois ou no dia seguinte ele chorava e se contorcia de dor. O que causava cólica nele era:

- Chocolate e doces em geral
- Refrigerante e sucos artificiais, com corantes
- Molhos, condimentos, temperos prontos (em pó ou cubo)
- Frituras, massas
- Feijão, lentilha
- Brócolis, couve-flor, batata

Aí, para evitar esse sofrimento em meu bebê, eu consegui abrir mão desses alimentos durante alguns meses. Comia praticamente saladas, proteínas e frutas. Foi difícil, mas muito legal, porque além de não causar dor a meu pequeno, eu ainda consegui emagrecer boa parte dos 21 quilos que eu engordei durante a gravidez.

E quando Luca entrou na fase da transição para os sólidos, aos 6 meses e meio, mais intestino preso. Foram duas semanas bem difíceis, porque ele chorava muito ao fazer cocô, saiam bolinhas duras, fezes ressecadas, o que causavam pequenas fissuras e assaduras no bumbum. Ele chorava todas as vezes. Eu chorava junto.

Pesquisando e consultando a pediatra, vi que isso é algo comum nesse período de transição. Antes apenas com leite materno, ingerindo um alimento líquido, natural, sem conservantes, o organismo demora alguns dias ou semanas até se adaptar a processar o universo de novas comidas e frutas. Intestino, pâncreas, rins, estômago, baço. Todos esses órgãos são “afetados” pela nova dieta do bebê.

Algumas coisas podem ser feitas para minimizar esse desconforto e ajudar o bebê a fazer cocô com mais facilidade. Lá em casa o que deu certo foi:

- Começar a dar água, que antes não era necessária por conta do leite materno
- Oferecer mais as frutas que soltam o intestino, como mamão, laranja, manga e abacate
- Cuidar da minha própria alimentação, tomando mais água e comendo mais coisas laxantes
- Conversar com ele, incentivando que faça cocô. Pode não fazer sentido para bebês novinhos, mas eu acredito muito no poder da conversa
- Amamentar bastante no peito, mesmo com a introdução dos sólidos, pois leite materno é saúde pura

Bem, essas são as nossas dicas. Se você também passou por esse problema com seu filho e conseguiu resolver, que tal compartilhar conosco? Assim, podemos ajudar outras mamães!

*Imagem: Pais&Filhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

50 comentários para "Como resolver o intestino preso dos bebês" | Adicione o seu »

  1. jan 03, 2011 @ 14:37 {Responder}

    Meu caçula teve problemas assim, exatamente na fase das cólicas e o que resolveu foram dicas do Manual do Heroi, livro da Sônia Hirsch (a quem sou muito grata!). Medicina Chinesa abrasileirada com muito estilo #recomendo

    [Reply]

  2. jan 03, 2011 @ 14:42 {Responder}

    Sam, não conheço esse livro, mas vou me informar. Que legal. Obrigada pela contribuição. Beijo!

    [Reply]

  3. Marcia
    jan 04, 2011 @ 16:39 {Responder}

    Oiii boa tarde tenho passado esse problema com minha filha de 6 anos de um tempo pra ca ela fica evacuando na calça teve ate que voltar a usar fralda,esse problema vai e volta não sei masi o que fazer.

    [Reply]

  4. jan 16, 2011 @ 17:55 {Responder}

    [...] Coisa de Mãe » Como resolver o intestino preso dos bebês [...]

  5. Cristina
    jul 17, 2011 @ 19:04 {Responder}

    Olá estou enlouquecendo com minha bebê de 4 meses, pois ela segura o cocô pq fica mto resssecado e qdo consegue fazer é qdo uso nela supositório de glicerina. Hoje mesmo foi aquele sofrimento, poischegou a machucá-la e eu chorei mto. Ela não mama no peito, estava dando NAN, depois substitui pelo NAN Confor, mas o problema ainda é constante.

    [Reply]

    Silvana Reply:

    Cristina uma amiga com o mesmo problema seu resolveu com uma solução bem simples: ela deixava ameixas de molho da noite p/ o dia e colocava um pouco da água da ameixa na mamadeira. Pro filho dela funcionou.

    [Reply]

    Erika Reply:

    Cristina, a dica da Silvana é super válida também fiz isso com a Valentina, além de ela gostar no quesito sabor esta receitinha sempre a ajudou na evacuação.

    No mais, quanto aos leites, sugiro a substituição para o Aptamil, esse leite é maravilhoso, desde o início eu dei para a Valentina e ela nunca teve problema com constipação.

    Hoje ela conta com um aninho de idade e sua pediatra indicou a substituição pelo Ninho, estou passando maus bucados, contudo não dá para continuar no aptamil.

    Sua bebe é muito novinha mas outra coisa que funciona muito é o suco de laranja lima.

    Por favor consulte o pediatra dela sobre estas dicas.

    [Reply]

  6. fabiana
    dez 19, 2011 @ 14:12 {Responder}

    me agudem meu bebe só faz coco depois de tres dias

    [Reply]

  7. Raquel
    jan 03, 2012 @ 08:51 {Responder}

    Olá,

    tenho uma filha de 1 ano e 3 meses, e ela não faz coco há 8 dias, já fiz dei ameixa, activia, ela ainda está no peito, não sei mais o que fazer..

    [Reply]

  8. jan 27, 2012 @ 01:46 {Responder}

    Oii minha filha Maria Eduarda está com muitas dores para soltar gases e evacuar . o que eu faço é bom eu levar elaao pediatra ??

    [Reply]

  9. Leticia
    jan 29, 2012 @ 05:46 {Responder}

    Minha filha Aghata Jhonnys tem 5 meses ela tomava leite nan mais passei a dar lei ninho para ela,so que ela esta muito ressecada e crita para fazer cocô, o que eu posso fazer me ajuda…

    [Reply]

    Erika Reply:

    Minha filhinha conta hoje com um aninho de idade. Desde o 15 dia de vida eu dou Aptamil, iniciamos com Aptamil AR, depois Aptamil 1 e agora ela está no aptamil 2 este leite com exceção do materno é claro é uma benção.
    A pediatra dela sugeriu a substituição do leite para o Ninho estou tendo dificuldades, meu esposo acabou de sair de casa para ir a uma farmácia comprar um supositório de glicerina.
    Como sua neném é novinha sugiro que converse com seu médico sobre a possibilidade de dar o aptamil 1 e superada esta fase o 2 até que possa substituir para o ninho ou qualquer outro.

    [Reply]

  10. Marilia santos
    jan 31, 2012 @ 22:37 {Responder}

    Oi,tô sofrendo com a minha filha de 6 meses,tava dando a ela mingau de cremogema e passou a ficar 4 dias sem evacuar,quando evacua chora muito e até sangra,e eu choro junto.Pra ela evacuar tive que botar supositório de glicerina,ela ainda mama.Me ajudem!!!

    [Reply]

  11. neide lima
    fev 05, 2012 @ 17:08 {Responder}

    oi adorei as dicas muito abrigada bjsssss

    [Reply]

  12. Patricia Silva Lopes
    fev 08, 2012 @ 22:44 {Responder}

    minha bebe erika , tem 1 ano e 4 meses e tbm, nao evacua mais, e minha mae que fica com ela a (avó) chora muito pois ja fizemos de tudo, oleo mineral, milinax, laxantes varios, supositorio glicerina, e agora ela nao faz nem mas as bolinhas, estamos muitos nervosas, e eu a mae de ver essa situacao tbm estou sofrendo de+ e tbm estou com problemas de nao evacuar a 11 meses, ja perdi em 3 meses 20 kilos, o que acontece com ela meu deus nôs ajude….???

    [Reply]

  13. maristela
    fev 12, 2012 @ 18:38 {Responder}

    ola tenho um bebe de 3 mes ele e muito ressecado o que posso fazer pois ja fiz de tudo e nada resolve ele fica ate 3 dias sem evacuar ele chora muito de dor eu ja dei o oleo mineral paresse ate que foi pior ja coloquei supusitorio ele so mama no peito.

    [Reply]

  14. Andréia
    fev 12, 2012 @ 20:13 {Responder}

    Patricia o filho de uma amiga tem uma doença chamada rechisplung e os sintomas são parecidos com o do seu bebe, é uma doença que o reto do bebe tem os neuronios preguiçosos onde acarreta esse problema, e raro a maioria dos medicos não gosta de dar esse problema de diaguinostico, mais vale procurar saber, o filho dela hoje tem 10 anos e nesta bem, mais já fez cirurgia e foi um sucesso, o caso dele é grave, em casos simples só um tratamento de fisioterapia anal já resolve, beijos e boa sorte…

    [Reply]

  15. indianara domingues
    fev 16, 2012 @ 16:00 {Responder}

    ola! meu bebe esta com um mes e meio e amamentação exclusiva. tambem acredito que o que eu como influencia no intestino do meu bebê. pela lista que vc colocou,acho que foi o feijão que ha dias eu não comia e que agora eu comi,que fez com que meu pequeno esteja ha mais de 12 horas sem fazer cocô. e ele chora e se contorce bastante…que desespero,mas vou consumir mais alimentos naturais laxantes para ver se resolvo o problema…e vou me abster tambem doque faz mal a ele… obrigada pelas dicas bjuxxx

    [Reply]

  16. salvany
    fev 22, 2012 @ 13:06 {Responder}

    ola tenho uma bebe de 3 meses ela antes fazia coco tres vezes por dia agora so esta fazendo 1 vez e chora muito a barriguinha esta inchada ela mama e toma leite artificial faço massagens com oleo mas nao da certo estou dando espasmo dimetiliv dai ela solta uns gasesinhos mas o problema persiste me ajudem estou ficando apavorada ja…

    [Reply]

  17. gabrielle
    fev 23, 2012 @ 21:38 {Responder}

    meu bebe tm 2 meses ele fica tres dias sem fazer coco, e quando fais volta ficar sem fazer!!! oq posso fazer?

    [Reply]

  18. maria de fatima da silva
    fev 27, 2012 @ 19:46 {Responder}

    meu sobrinho de 1 mes só fica dias sem fazer coco. Só consegue fazer coco com supositório. O que eu faço?

    [Reply]

  19. fabiana
    fev 28, 2012 @ 22:34 {Responder}

    minha filha de 1 ano 1 mes parou de tpmar apitamil e passou atomar ninho de caixinha depois de 20 dias ficou muito ressecada entao de leite shefa nao deu serto ficou ressecada tambem entadei leite de soja ades tmabem esta resseca o q devo fazer agora

    [Reply]

  20. Marcela Alves
    mar 20, 2012 @ 22:06 {Responder}

    boa tarde, eu tenho um filho de dez meses e as vezes ele fica constipado nao sei mais o que fazer as vezes choro junto com ele, porque tenta fazer mais fica com medo e nao faz as vezes eu faço massagem.

    [Reply]

  21. VIVIANE SILVA OLIVEIRA,
    mar 23, 2012 @ 12:52 {Responder}

    Tenho 1 bb de 1 ano 1 6 meses desde recem nascido sempre mamou leite materno, apos 6 meses comecei a dar papinhas e nada resolvel, agora desmamei ja tentei leite de cabra, leite de vaca , agora estou com leite de cx integral ( cx vermelha ) e continua ressacadissimo, ja tomou ades, activia e nada pelo amor de deus me ajudem, quando ele vai fazer coco, aqui em casa é um pesadelo, tenho que voltar a trabalhar e não estou tendo coragem de deixar com ninguem por esse motivo.

    [Reply]

  22. carla
    mar 23, 2012 @ 17:31 {Responder}

    oi tenho um bebe de seis meses e ele já esta comendo, e esta co o intestino preso faz cinco dias q não faz coco estou sem saber o q fazer me da uma dica ai?

    [Reply]

  23. claudia
    mar 25, 2012 @ 14:12 {Responder}

    meu filho tem esse poblema tem 6 anos desde seus 4 anos eu sofro com ele ele ficava evacuando aos poucos na calça ai eu levei o no pediatra e ele disse q era psicologico para passar no pscologo ai entao fez 9 sessoes mas nao resolveu voltei no pediatra e disse q era ressecado ai passou lavagem mas estava machucando e ele nao deixava fazer mais ai voltei no pediatra passei com outro a mesma coisa e nao resolvia nada depois passei com uma pediatra ela passou um remedio e disse para parar com a lavagem ele tomou o remedio e ficou 15 dias sem evacuar ai voltei la de novo e ela disse q era efeito do remedio ai voltei depois d mais 15 dias sua barriga estava dura um mes se evacuar paguei um convenio e fui para bragança com ele la me disseram q tinha q fazer uma lavagem com urgencia e procurar um especialista e me encinou o q ele podia comer agora eu faço lavagem de 3em3 dias ate chegar o dia de passar com especialista e sua dieta balanceada e tambem o q esta me ajudando e uma dica neste site q e colocar 3 ameixa num copo com agua e adoçar co mel solta bastante muito obrigada sofro bastante com meu filho.

    [Reply]

  24. M}onica
    abr 02, 2012 @ 15:00 {Responder}

    Para o meu filho de 3 meses o que ajudou bastante foi o bom e velho chazinho de erva doce, além de massagem na barriguinha: no sentido horário, indo da pelve direita ate a esquerda, como se fizesse um movimento de meia lua em volta do umbigo.

    [Reply]

  25. silvana
    abr 10, 2012 @ 14:40 {Responder}

    minha filha tem 2 meses fica 5 a4 dias sem fazer coco o q posso fazer?

    [Reply]

  26. silvana
    abr 10, 2012 @ 14:40 {Responder}

    minha filha tem 2 meses fica 5 a4 dias sem fazer coco o q posso fazer?

    [Reply]

  27. silvana
    abr 10, 2012 @ 14:43 {Responder}

    minha filha tem 2 meses nao faz coco por muitos dias sempre tem q por supositório o que eu posso fazer???

    [Reply]

  28. Gabriel Jankoski
    abr 20, 2012 @ 02:17 {Responder}

    Olá, minha filha não faz cocô a trez dias ,oque eu faço ?

    [Reply]

  29. anna carolina
    mai 14, 2012 @ 17:19 {Responder}

    PRECISO DE AJUDA POR FAVOR!!!!!

    MINHA BEBE TEM 3 MESES E MEIO,FICOU DUAS SEMANAS EVACUANDO AGUA PURA, LEVEI AO PEDIATRA ELE DISSE QUE É NORMAL, PASSOU MAIS UMA SEMANA E NADA MUDOU. DEI 1 ENVELOPE DE FLORATIL PRA ELA E MELHOROU, DEPOIS COMEÇOU DE NOVO A EVACUAR AQUOSO, NESSE MEIO TEMPO COMEÇOU A TOMAR 60 ML DE NAN POR DIA, QUE É O PERIODO QUE ESTOU NO TRABALHO,ISSO JA TEM 7 DIAS. TEM DOIS DIAS QUE ELA NÃO FAZ COCO SÓ SOLTA GASES O DIA TODO, O QUE FAZER????É NORMAL? QUANTO DIAS ISSO SE TORNA ANORMAL?ESTOU PREOCUPADA POR ELA SER BEBEZINHA NAO SEI O QUE POSSO DAR.

    POR FAVOR ME AJUDEM.

    [Reply]

  30. Taciana Lamara Costa Ronchini
    mai 22, 2012 @ 16:47 {Responder}

    Oi meu filho tem 3 meses e meio, só mama em mim e está com problema de intestino preso. Já chegou a ficar 8 dias sem evacuar, levei no pediatra ele mandou por supositório de glicerina e passou mais o lactulose e mesmo assim ele não evacua.Já entrei com outro leite p/ ver se fincionava e não deu certo tbm. Estou ficando preocupada pq além de ter muitas dores ele está muito nervoso. Estou precisando de ajuda urgente, pois já não sei mais o que fazer.

    [Reply]

  31. daniela martins
    mai 22, 2012 @ 23:45 {Responder}

    ola tenho un filho de 9 meses e a uns 20 dias esta com instestino preso so consegue fazer evacuar com supositorio de glicerina ,chora muito ja fiz de td troquei o leite ,estou dando ameixa ,mamao,brocolise tb mesmo ja dei oleo de azeite…estou desesperada ,ja nem sei o que fazer me ajudem…aguardo respostas obrigado

    [Reply]

  32. ana claudia
    jun 09, 2012 @ 14:43 {Responder}

    oi minha filha esta sem fazer coco ha 3 dias e ela tava tomando NAN ai eu passei a dar leite semidesnatado com mucilon e ela nao faz coco o que eu posso fazer me ajudem!!!

    [Reply]

  33. Raiane
    jul 03, 2012 @ 15:41 {Responder}

    oi. minha filha tem 2 meses e 12 dias ja tem muitos dias que não faz coco e só mama no peito ela sente dor ate quando ta mamando as vezes quando mama ela chora muito e para ate mamar, não sei o que fazer.. o que poço dar pra ela..ate o jeito de pegar ela, ela chora

    [Reply]

  34. carol
    jul 04, 2012 @ 22:14 {Responder}

    minha filha de dois meses,não faz cocó a duas semanas,ela só faz quando eu coloco supositorio o q devo fazer.

    [Reply]

  35. daiana
    dez 25, 2012 @ 21:18 {Responder}

    gostaria de saber se camomilina para aliviar a dentição do bebe faz o bebe ressecar ? pois acho que é isto que esta ressecando o meu bebe .

    [Reply]

  36. Aline
    jan 23, 2013 @ 13:19 {Responder}

    oi, o meu filho de 5 meses, chega a ficar ate 4, 5 dias sem fazer evacuar !
    tem algum tipo de fruta que e bom pra intestino preso que eu poço dar a ele ?

    [Reply]

  37. Allana
    jan 28, 2013 @ 17:25 {Responder}

    Meu bb tem 2 meses, e não faz cocô sem que eu estimule com cotonete e óleo jhonson… Ele grita demais, se espreme , não mama direito e nem dorme de tanta dor, e o que me preocupa é que qndo faz o cocô é mole.
    Ja tentei vários leites e nenhum adiantou, estou desesperada, choro junto com ele..
    Alguém tem alguma dica??

    [Reply]

    maria Reply:

    o que é bom para bebe com intestino preso é o netogenio ou nestogenio plus

    [Reply]

  38. luciana
    jan 29, 2013 @ 23:41 {Responder}

    Marcia procure um especialista eu soube de um caso parecido de uma menina de 9 anos a mãe pensou ser manha mas não era ela teve problema intestinal e a cirurgia é muito simplis.

    [Reply]

  39. Elaine Oliveira
    abr 01, 2013 @ 19:50 {Responder}

    oi mamães.. Minha filha fez 6 meses e se alimentava exclusivamente de leite materno.. Comecei a da as coisinhas a ela. Tipo sucos. Frutas. Sopinhas, desde então está com uma prisão de ventre horrível. Chora demais pra fazer coco. Já duas semanas q ela sofre com isso.. Desde q comecei a da os alimentos, liguei pro pediatra ele pediu q eu desse água da ameixa… Vou ver se vai resolver mesmo.. To com medo de da as coisas a ela..

    [Reply]

  40. Maria Joao
    abr 20, 2013 @ 12:02 {Responder}

    Minha bebe de 4 meses passa dias sem fazer coco,alimenta exclusivamente de leite materno , não sei o que fazer para ajudar, sera que posso dar um pouco de agua de ameixa?

    [Reply]

  41. kercya
    abr 24, 2013 @ 18:36 {Responder}

    minha filha tem 3 meses e meio e nao faz cocô a dois dias o que posso dar me ajude , eu estou amamentando e dando migau de arroz e nestogeno será isso o problema?mas antes ela estava evacuando bem.

    [Reply]

  42. Joilson Macedo
    abr 24, 2013 @ 20:49 {Responder}

    olá
    minha filha de 7meses tem 3 dias sem fazer cocô que
    fazer?

    [Reply]

  43. jun 11, 2013 @ 23:57 {Responder}

    É, dá pra perceber pelos comentários que minhas meninas não são as unicas “presas”…rs
    Hj a de 5 anos já está ótima, mas sofri muuuuito com ela…
    Agora é a bb de 1 mes e meio que tome LM e LA…tem muitos gases e prisão de ventre…e eu vou fazendo o que posso…agua de coco, cha de ameixa, cotonete pra estimular…nem sempre funciona de imediato, mas ainda não recorri ao supositorio…esse vai ser o ultimo que vou usar…ela está há 2 dias sem fazer, se persistir, vou usar Minilax (é um gel)…bom, usei com a 1ª filha, tenho que ver se ainda existe no mercado…pq fui atrás de funchicoria e não achei mais…rs

    [Reply]

  44. Debora oliveira santos
    jul 14, 2013 @ 22:03 {Responder}

    meu filho nao se da com nenhum leite a nao se aptami,nao sei oque fazer ele ja tem um ano e tres mes gostaria de troca de leite mas barato.

    [Reply]

  45. marcilene
    jul 18, 2013 @ 21:38 {Responder}

    meu bebe tb e mt ressecado, ele tem 1 ano e nao consegue fz coco mais, so faz quando ponho supositorio, mas ele chora mt pq machuca ele, ele espreme o tempo todo mas nao sai nada. me ajudem o q eu faço.

    [Reply]

  46. Josiane Souza Silva
    mar 31, 2014 @ 23:49 {Responder}

    Minha filha de 8 meses está com intestino preso á 3 dias. Oq devo dar ela pra soltar?

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*