Como resolver o intestino preso dos bebês - Coisa de Mãe
03 jan 2011

Como resolver o intestino preso dos bebês

Post por Glauciana às 14:21 em Saúde

É muito comum bebês em amamentação exclusiva terem sintomas de constipação instestinal. Seja com aleitamento materno ou usando leite artificial, eles podem demorar vários dias para evacuar.

No caso do bebê que mama apenas no peito não é necessária tanta preocupação, já que seu único alimento é natural, feito exclusivamente para ele, atendendo suas necessidades fisiológicas. Dessa forma, não há tantos resíduos para serem eliminados, o que faz com que a criança possa ficar dias sem fazer cocô sem sentir incômodos.

Com aqueles que têm a fórmula no aleitamento pode ser que o intestino não se adapte totalmente ao leite. Como aconteceu com a filha da Carol P, que vive em Londres, na Inglaterra. Nos primeiros meses de vida a pequena, que era amamentada no peito e tinha complementação com fórmula, também ficou sem fazer cocô, mas a mamãe rapidamente interveio, não deixando o problema persistir. A solução foi simples: ela adicionou mais água à fórmula, deixando-o mais ralo e misturou um outro tipo de leite, para testar. Deu certo! Essa também é uma opção, pois cada bebê se adapta melhor a um leite artificial, o ideal é testar e ver o melhor para cada um.

Eu tive essa experiência com Eduardo, meu filho mais velho, que me deixou muito apreensiva com seu intestino preso. Apesar de nunca ter ingerido fórmula artificial no período de amamentação exclusiva, ele chegou a ficar 9 dias sem evacuar. Com tantos dias ele já sentia dores, devido aos gases. Com a orientação de sua pediatra, introduzimos um supositório natural, de glicerina, o que o fez soltar as fezes em instantes.

Um caso mais severo de constipação ocorreu com Pietra, filha de Flavia Tito, de Recife – PE. Mesmo mamando exclusivamente no peito, a bebê chegou a ficar 6 dias sem fazer cocô, depois de Flavia ter dado um comprimido de Camomilina C, para amenizar as dores do nascimento dos dentes. Ela não sabe se foi coincidência ou não, mas a partir deste fato o intestino dela ficou “preguiçoso”, como diz a mãe.

Preocupada, Flavia levou Pietra ao gastroenterologista e foi diagnosticada com Síndrome de Retenção das Fezes, já que ela sofria ao defecar e segurava. “Me vejo sofrendo cada vez que minha filha não faz cocô“, conta a mamãe. Mas, graças à médica e alguns cuidados na alimentação, a pequena conseguiu regularizar seu fluxo intestinal. Durante seis meses Flavia ofereceu, diariamente, óleo mineral, milho verde cozido, arroz integral e farinha de linhaça.

Mas, se o leite materno é leve, ideal para o bebê, porque ele também se constipa? Bem, eu tenho as minhas impressões, pela minha experiência com meus dois filhos. A alimentação da mãe conta, e muito, no bom funcionamento do intestino do bebê. Tema bem controverso, muitos pediatras e nutrólogos acreditam que o que a mãe come não interfere no organismo da criança. Eu sou à favor da corrente que diz que sim.

No período de cólicas, que em Dudu quase não houve, mas com Luca bastante, eu media suas dores pelo que eu comia. E era fato: se eu exagerasse em alguns tipos de alimentos, horas depois ou no dia seguinte ele chorava e se contorcia de dor. O que causava cólica nele era:

- Chocolate e doces em geral
- Refrigerante e sucos artificiais, com corantes
- Molhos, condimentos, temperos prontos (em pó ou cubo)
- Frituras, massas
- Feijão, lentilha
- Brócolis, couve-flor, batata

Aí, para evitar esse sofrimento em meu bebê, eu consegui abrir mão desses alimentos durante alguns meses. Comia praticamente saladas, proteínas e frutas. Foi difícil, mas muito legal, porque além de não causar dor a meu pequeno, eu ainda consegui emagrecer boa parte dos 21 quilos que eu engordei durante a gravidez.

E quando Luca entrou na fase da transição para os sólidos, aos 6 meses e meio, mais intestino preso. Foram duas semanas bem difíceis, porque ele chorava muito ao fazer cocô, saiam bolinhas duras, fezes ressecadas, o que causavam pequenas fissuras e assaduras no bumbum. Ele chorava todas as vezes. Eu chorava junto.

Pesquisando e consultando a pediatra, vi que isso é algo comum nesse período de transição. Antes apenas com leite materno, ingerindo um alimento líquido, natural, sem conservantes, o organismo demora alguns dias ou semanas até se adaptar a processar o universo de novas comidas e frutas. Intestino, pâncreas, rins, estômago, baço. Todos esses órgãos são “afetados” pela nova dieta do bebê.

Algumas coisas podem ser feitas para minimizar esse desconforto e ajudar o bebê a fazer cocô com mais facilidade. Lá em casa o que deu certo foi:

- Começar a dar água, que antes não era necessária por conta do leite materno
- Oferecer mais as frutas que soltam o intestino, como mamão, laranja, manga e abacate
- Cuidar da minha própria alimentação, tomando mais água e comendo mais coisas laxantes
- Conversar com ele, incentivando que faça cocô. Pode não fazer sentido para bebês novinhos, mas eu acredito muito no poder da conversa
- Amamentar bastante no peito, mesmo com a introdução dos sólidos, pois leite materno é saúde pura

Bem, essas são as nossas dicas. Se você também passou por esse problema com seu filho e conseguiu resolver, que tal compartilhar conosco? Assim, podemos ajudar outras mamães!

*Imagem: Pais&Filhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

57 comentários para "Como resolver o intestino preso dos bebês" | Adicione o seu »

  1. Ketiilen
    jul 17, 2014 @ 15:18 {Responder}

    Minha Filha Tem 5 Meses ela é Muito Ressecada,Ela Faz Muita Força Mais o coco Fika Preso Ai Eu Ajudo Ela Com As Perninhas Mais Ela Sofre Pra Fazer o Coco Chora Muito e eu fiko Desesperada Com Ela Nao Sei o Que Fazer? Do o Mamao Pra Ver se Solta Mais Naoo Resolve Pra ela Ela So Mamo o Peito Uma Semana Depois Eu Nao Tive Mais Ai Eu Dei o De Caxinha o Lider ,,Meninas Voçes Sabem De Alguma Coisa Que Possa Volta ! Nao Aguentto Mais Ver Minha Filha Sofre Ela Chora Mto Fika Vermelha De Tanta Força Que Faiz :(

    [Reply]

  2. Thais Kummer Silva
    jul 24, 2014 @ 16:12 {Responder}

    Boa tard!!Eu ja n sei o q fazer com meu bb,o João tem 40 dias so mama e uma prisao de ventre e muitos gases seguido de colicas.Ja dei de tudo,cha de couve,cha de ameixa,leit de coco e agora to apelando p 1 colher(chá) de azeite toda manhã e cha de mamão e ainda n ta surtindo efeito,ele continua no mesmo sofrimento para fazer coco.Vcs tem + alguma dica para me ajudar?

    [Reply]

  3. flavia caetano
    jul 29, 2014 @ 19:44 {Responder}

    eu tenho uma beb de3meses que tambem ja ficou 3dias sem vacuar a pediatra receitou que eu desse aela 2ml por quilo do bebe de leite de magnesia a noite o problema foi sanado

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*