Como passar tranquilamente pela catapora - Coisa de Mãe
31 jan 2011

Como passar tranquilamente pela catapora

Post por Glauciana às 14:13 em Saúde


Eu tenho uma marca na minha testa. Uma marquinha profunda, que quem bate o olho em mim sabe: é de catapora. Me lembro de quando peguei a doença, por volta dos seis anos. Consigo lembrar da dor na planta dos pés, não podendo ficar em pé. Sinto ainda as dores no bumbum, quando sentava. Era verão, e minha cabeça coçava, saindo sangue nas unhas, quando passava por cima das muitas bolinhas na cabeça. Era dezembro e eu tenho uma foto da formatura do pré com o rostinho todo cheio das bolinhas.

A catapora é uma doença da infância. Doutor Dráuzio Varella, em seu site, define como:

Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster.  Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

Em Eduardo nós demos a vacina, que só pode ser aplicada após o 12º mês de vida. Ele tinha 1 ano e 2 meses e, como eu voltaria a trabalhar, optamos por vacinar para ele não correr o risco de pegar na escolinha, já que teria contato, pela primeira vez, com muitas crianças. Infelizmente, a vacina para catapora não faz parte do calendário básico vacinal brasileiro, mas existe nas clínicas privadas e o valor médio, em São Paulo, é de R$ 120,00.

Com Luca não deu tempo. Antes de 1 ano ele pegou catapora e levei um susto quando comecei a ver as bolinhas vermelhas pelo corpo, porque me lembrei do quão difícil foi a minha doença. Em uma noite, o percebi quentinho no berço, medi a temperatura e estava em estado febril (37,7º). Incomodado, acordou de hora em hora naquela noite. No dia seguinte se opos a comer, só queria mamar. E esse é um sintoma que muito me angustia, porque ele é daqueles bom de garfo, que comem tudo, sem rejeitar nada. Na manhã seguinte já comecei a ver as pintinhas no corpo e liguei para o pediatra. Relatando os sintomas – do estado febril, de não conseguir dormir, de perder o apetite e de ter bolinhas vermelhas com vesícula (parecido com uma bolhinha d’água) o médico já disse que era catapora.

Eu, que tinha muito medo, me surpreendi com a tranquilidade da catapora nele. Depois, pesquisando, vi que quanto mais cedo se pega a doeça, menos ela se manifesta. E também que, como as crianças estão mais sendo vacinadas, se comparadas à minha época, na década de 80, o vírus está mais atenuado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), agosto e setembro são os meses de maior incidência da doença, justamente quando Luca foi contaminado. E o contágio é muito grande, porque a trasmissão ocorre antes dos pontos vermelhos aparecem.

Luca teve poucas bolinhas pelo corpo, mais concentradas nas áreas quentes, de mais suor, como pescoço, dobrinhas da perna e área da fralda, que não pega muita ventilação. A febre só aparece na primeira noite e dois dias depois o apetite voltou ao normal. Só as manchinhas que ainda não saíram completamente, mesmo hoje, dois meses depois da aparição delas, há ainda a marca de algumas, por conta de sua pele muito branca.

No site da SBI, o especialista em infectologia Marcos Cyrillo, diz que normalmente o corpo se recupera sozinho da catapora e que o tratamento é apenas para aliviar os sintomas, principalmente a febre. As formas severas da doença não são descartadas, sobretudo em pacientes com baixa imunidade. Ele alerta que para a catapora, como para qualquer outra enfermidade provocada por vírus, não se deve usar aspirina ou outros medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS), pois podem provocar insuficiência hepática e agravar o quadro da doença.

Em casa deu certo um tratamento dos tempos de vovó: banho com permanganato de potássio (aquele comprimidinho que deixa a água roxa), muito talco mentolado após todos os banhos, a ponto de deixar o corpinho todo branco, alivium para amenizar os sintomas de dor e uma possível febre e oferecer a ele os alimentos preferidos, no caso, dei muito o peito, porque o leite materno é o que, disparado, Luca mais gosta.

E assim foi nosso ciclo de catapora. Bem mais tranquilo do que eu imaginava e, o melhor, com a certeza de que nunca mais pegará, já que uma vez adquirido o vírus está imune por toda a vida.

Imagem: Blog da Enfermagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

45 comentários para "Como passar tranquilamente pela catapora" | Adicione o seu »

  1. jan 31, 2011 @ 15:00 {Responder}

    Eu optei por nãodar a vacina de catapora, já que ela não garante a inunização. Acredito que as doenças da infãncia tenham um papel importante de “treinar” nosso sistema imunológico. Por isso, escolho a relação custoxbenefício de cada vacina. Que cepas de doenças estamos inserido na sociedade com essas medicações excessivas e indiscriminadas? Doenças cada dia mais fortes e saúde cada dia mais fraca?

    Meu caçula teve catapora no Natal. Foi muito tranquila e hoje ele está de fato imunizado. Eu tive catapora normal na infãncia, meu marido tmbém. entendo as pessoas que tem cataporas fortes e tem medo, mas a vida tem dessas coisas. Se temos condição de cuidar e dar amor aos filhos, precisamos confiar mais na natureza e deixar que ela cumpra seu papel.

    Tem doenças que isso não é possível ( e aí a medicação é importante). mas o problema é que hoje estamos medicando por qualquer coisa. E esse excesso, como qualquer excesso, vai ter consequências graves no futuro. Estaremos resolvendo problemas, ou criando problemas maiores?

    [Reply]

    Talita Reply:

    Ana Claudia, no caso da vacina da catapora, a imunização é extremamente importante, não pela doença em si, mas primeiro pelas complicações dela e em segundo lugar, porque evitando a primeira aparição do vírus, a criança não terá suas manifestações quando adulta (herpes zoster e cobreiro).

    Até entendo sua colocação, mas no caso da varicela, a vacina é importante pela prevenção futura.

    [Reply]

  2. jan 31, 2011 @ 16:52 {Responder}

    Ah, eu tb me lembro da minha catapora…se me concentrar posso até sentir o cheiro das cascas de ferida na cabeça…argh!

    Que bom que o Luca está melhor e que o ciclo com ele foi mais tranquilo.

    Beijos,
    Nine

    [Reply]

  3. jan 31, 2011 @ 17:34 {Responder}

    Peguei catapora com 14 anos, também num mês de dezembro, mais precisamente na noite de Natal foram que surgiram as primeiras bolhas. Achei que fosse morrer daquilo pois tive bolhas dentro dos olhos, na gengiva e na garganta além de um corpo completamente cheio. Eram tantas bolhas que chegava a sair uma por cima da outra, um horror! Mas das minhas crianças só o mais velho teve, de forma bem mais branda, por volta dos 7 anos e em sequencia todos os primos. Um melhorava o outro já estava iniciando os sintomas. Este ano tivemos um surto grande por aqui mas as minhas meninas passaram ilesas.
    Acho que por causa das vacinas, a doença “perde a força” e tem ciclos mais brandos a cada ano. Eu não fui vacinada e tive TODAS as doenças infantis, inclusive coqueluche, coisa que ninguém mais sabe o que é. Por isso: viva as vacinas!

    Beijos

    [Reply]

  4. jan 31, 2011 @ 18:52 {Responder}

    Confesso que tenho medo dos meus filhos terem catapora e passar por esse tormento…
    Quanto tive CATAPORA foi tão horrível, sofri tanto, era pequena e sentia muitas dores nas feridinhas, latejava… Tive muita febre foi horrível.
    Falei com o Pediatra dos meus filhos e ele sugeriu a vacina que ainda não os levei pra tomar.

    Realmente não queria que eles passassem por isso, talvez seja inevitável… Com vírus agente acaba ficando um pouco impotente.
    Certa vez aconteceu de estarmos na igreja (ambiente fechado) uma mãe levou sua filha com catapora pro culto e quando descobri rapidamente fomos embora e orei a DEUS pra que meus filhos não tivessem catapora. #ALOKA

    Mas como mãe agente sempre quer proteger nossos filhos.

    [Reply]

  5. fev 01, 2011 @ 12:57 {Responder}

    Nossa! Meu filho teve catapora aos 13 anos!
    Nunca vi coisa mais horrenda numa criança, ele implorava pra que eu fizesse a coceira passar e eu não podia fazer mta coisa!
    Saiu bolha até no céu da boca do menino, bolhas enormes, um horror!
    Como mãe sofre! Eu pedia pra que as bolhas passassem pra mim pra q ele pudesse parar de sofrer!
    Loção calmante de farmácia não funciona! somente o permanganato amenizava a ponto dele conseguir dormir!
    bjus

    [Reply]

  6. Ana
    fev 02, 2011 @ 12:30 {Responder}

    Não sei porque, mas quando peguei catapora apenas fiquei com manchas vermelhas e no dia seguinte ela sumiu. Não sei se foi a vacina, porque diziam que não funcionavam nada.

    [Reply]

  7. Polly Coelho
    fev 02, 2011 @ 20:50 {Responder}

    Eu tomei a vacina e nunca peguei, sempre convivi com crianças com catapora, na escola, na casa dos vizinhos e nunca peguei. Até hj, não me assusto se alguém que está próximo diz que está com catapora…sei lá, mas agradeço a Deus que não peguei e espero nunca pegar!! :D

    [Reply]

  8. Claudia
    fev 02, 2011 @ 22:25 {Responder}

    Amiga, eu peguei catapora com 15 anos e quase morri de tanta coceira…tbe fiquei com marquinhas.
    Ano passado os dois anjos pegaram. A Lê, estava com catapora no dia do seu aniversário…
    Os dois tomaram a vacina.
    Bjks

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    [Reply]

  9. fev 07, 2011 @ 03:03 {Responder}

    peguei catapora com uns 7 anos e passei pra minha família inteira!
    Eu acho que é melhor pegar pequeno porque é menos forte.
    Meu pai pegou de mim e ficou cheio de tumores, uma coisa horrorosa!

    [Reply]

    MATHEUS Reply:

    ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR!!! TENHO 13 ANOS E ESTOU COM CATAPORA NAO AGUENTO MAIS COÇA COÇA MUITO MUITO E NAO POSSO COÇAR =,/ NAO ESOTU AGUENTANDO MAIS ALGUEM CONHEÇE UM ALIVIADOR DE COÇEIRA ESPERO QUE RESPONDEM OBRIGADO…

    [Reply]

  10. Janiéli Cureau
    jul 15, 2011 @ 09:55 {Responder}

    Tive catapora quando criança que durou 3 dias,mal apareceram as bolinhas ….
    Tenho um filho de 2 anos e 6 meses e o vacino para tudo que existe!Tenho muito medo pq conheço casais que os filhos quase vieram a óbito por optar em não vacinar!
    Bjs

    [Reply]

  11. Izabella Catanduva
    ago 03, 2011 @ 17:57 {Responder}

    gentee…peguei catapora da minha filha, mais ela ainda mama no peito, ela pode pegar novamente?? ou posso ficar tranquila??obrigadaaa..beijos

    [Reply]

  12. Raquel
    out 03, 2011 @ 16:34 {Responder}

    Gostei muito de seu depoimento, tranquilizou-me bastante. Meu filho de 1 ano e 1 mês tá com catapora, e fikei realmente mto preocupada. Ele ainda mama, espero q a doença se manifeste de forma branda e por pouco tempo.
    vlw

    [Reply]

  13. Katia
    out 09, 2011 @ 01:52 {Responder}

    Oi gnt, não me lembro de como foi a minta catapora, mas meu anjinho de 10 anos está no 4dia da doença e me arrependo de não ter dado a vacina. Ve-lo sofrer com os incômodos e não ter mto o que fazer é terrível! Espero q comece a amenizar logo… =\

    [Reply]

  14. katia
    nov 19, 2011 @ 20:33 {Responder}

    minha filha de 6 anos esta com catapora …meu medo é se pegar , nao lembro se ja tive , ouvi falar que adulto é hiper perigoso , tem meu filho com 11 anos também , fui vacinar e o medico disse que nao adiantava mas pois a menina ja esta no 3 dia, ai nao sei o que faço agora !!!!!!!!!

    [Reply]

  15. Léa
    nov 24, 2011 @ 13:16 {Responder}

    minha bebe tem 9 meses,e esta infetada de catapora,pegou do meu filho de 3 anos q ja sarou e teve ela menos agressiva teve pouca febre,ja ela nao tem espaço no rosto e as costas entao nem se fala,tem nas plantas do pé,mão enfim tudo ,cabeça vc nao sente um espaço só bolhas,febre em cima de febre ja vai pra 7 dias de febre,e ja teve dia q a febre voltava de apenas 3 horas q tinha tinha tomado remedio,ja passamos 3 noites sem dormi e ela chorando,não desejo pra ninguém,quando meu Arthur teve pensei que ia tira de letra se ela tivesse,mas dele foi bem tranquilo,graças a Deus daqui a pouco passa e nunca masi volta!!afff

    [Reply]

  16. TINA
    dez 27, 2011 @ 15:08 {Responder}

    OLÁ PESSOAL . MEU FILHO DE 7 ANOS ESTÁ COM CATAPORA . ESTA NO SEGUNDO DIA AINDA O CORPO DELE TA CHEIO DE BOLINHAS DE ÁGUA,E OUTRAS JÁ ESTOURARAM .MAS O QUE MAIS ME DEIXA TRISTE É A COCEIRA ,EU MORRO DE PENA E NÃO SEI MUITO COMO AJUDAR, JÁ ESTOU DANDO BANHO COM PERMANGANATO TAMBÉM ESTOU USANDO UMA POMADINHA PARA ALIVIAR A COCEIRA MAS NÃO AJUDA MUITO . É DESESPERADOR VER MEU FILHOTINHO CHORANDO COM TANTO INCOMODO POR CAUSA DESSE VIRUS.ESPERO QUE ISSO ACABE O MAIS RAPIDO POSSÍVEL. FIQUEM COM DEUS…….

    [Reply]

  17. Ana
    dez 27, 2011 @ 23:09 {Responder}

    Minha filha de 3 anos de meio pegou catapora até que ela aguentou bem entendeu que não podia coçar , mas o que ela mas fazia era dormir dormia muito comia pouco mas ficaram apenas manchinha branca que espero qe some com o tempo.. Agora minha caçulinha ta com catapora ela só tem 2 aninhos começou a sair a bolinha dia 25 de dezembro hj 27 mas no corpinho dela tem um monte só que sem a bolhas so manchinhas vermelhas será que é normal?? tem algumas só com bolhas tem na boca não quer comer só bebe muito liquido suco danoni comida não quer nem olhar. Alguem sabe o porque só apararece as bolhas??? porque só manchinhas vermelhas muita pelo corpo inteirinho.

    [Reply]

  18. ANGELICA
    jan 05, 2012 @ 16:58 {Responder}

    Minha filha tem 12 anos, nao foi vacinada. Teve catapora em novembro/2011, foi um susto! Nos primeiros dias achei que nao fosse acabar nunca o sofrimento dela e o meu. Mas, no 4° dia, as manchas come¢am secar comm o uso do permanganato. Doia meses e tem manchas que ficaram e sao profundas, espero que desapare¢am com o tempo, ja que nao conhe¢o outra forma.

    [Reply]

  19. jan 13, 2012 @ 20:30 {Responder}

    Minha irmã Ana Luisa tem 6 anos esta com febre e umas manchinhas vermelhas que sigundo ela coçam muito ela esta com catapora?
    porfavor
    e desde ja muito obrigada

    [Reply]

  20. viviane
    ago 09, 2012 @ 15:04 {Responder}

    minha filha tem 6 meses e está com catapora ela esta usando um pó me ajudem não sei mais o quer fazer,pois ela chora muito…ha achei a internet um ótimo meio de comunicação, desde já agradeço.

    [Reply]

  21. claudia lucena
    ago 22, 2012 @ 23:24 {Responder}

    quando meu filho teve catapora, com 7 meses, não foi nada tranquilo, teve que ficar uma semana internado….catapora não é doença boba não, precisamos de tomar cuidado, o vírus é mutante

    [Reply]

  22. Marilia Prado
    set 08, 2012 @ 12:19 {Responder}

    Bom dia, comigo foi o contrario, tive sem saber q era, comecei tomando antialergico, achando se tratar de uma alergia qq, 15 dias dpois Pedro, c 9 meses e meio, surgiu c uma bolhinha e c os mesmos sintomas descritos, mas ao inves de vir pouquinha como foi comigo, ele esta TODO “sapirocado”, fica sem fralda a maior parte do tempo e tem mta bolhinha na cabeça, oq nao deixa ele dormir a noite, e c isso nem eu, mas espero passar logo por isso, resolvendo mto c banhos demorados em banheira e o permanganato com cuidado p nao cair no olho, afinal pd causar estragos bem graves.

    [Reply]

  23. caren julia
    out 07, 2012 @ 03:27 {Responder}

    meu filho tem 4 anos e pegou catapora na creche, já fazem 3 dias, ele teve febre de 39° não come nada e chora muito ele esta com o corpo cheio de bolhas, eu to passando pasta d’aguá mas ele ainda sente muita dor

    [Reply]

  24. Alcione
    nov 10, 2012 @ 12:10 {Responder}

    Olá,minha filhinha acabou de fazer 4 aninhos e esta com catapora já diagnosticada pelo pediatra,alguém sabe por acaso se pode sair à noite normalmente com ela,pra passear? pois só tenho saido durante o dia com ela e mesmo assim se está mto sol ou ventyando um pouquinho mais forte tbm não saio,tenho medo preciso de mais informações…SOCORROOOOOOOOO!!!rsrsrs.

    [Reply]

  25. Eliane Bernardo dos Santos
    nov 29, 2012 @ 16:09 {Responder}

    Minha filha,Julia,esta com 5 anos,e no domingo passado,começaram umas bolinhas vermelhas no pescoço,achei que eram picadas de inseto.
    na sefunda feira ja estava com bem mais bolinhas e a noite deu febre. depois terça e quarta mais bolinhas saiu até na vagina,mas não tinha mais febre.quando foi hoje na quinta de madrugada, ela começou a ter febre novamente, e não conseguia nem engolir a saliva.saiu catapora na boca e garganta,estou desesperada pois ela só chora e não consegue comer e nem ingerir liquidos.será que posso dar alivium e passar mel rosado na boca dela?

    me ajudem quem souber

    [Reply]

  26. adriana mendes
    dez 12, 2012 @ 22:29 {Responder}

    meu filho esta com catapora mas nao tem febre, hoje faz 2 dias que as bolinhas sairam espero passar logo.

    [Reply]

  27. dez 13, 2012 @ 08:05 {Responder}

    Nepomuceno, prazer coehncea-lo.A Utopia sere1 a rede das redes. Na sua base estare3o grupos que se auto-organizam e se apoiam mutuamente. O que os une se3o princedpios e valores e9ticos compartilhados, sem hierarquia.A princedpio e9 melhor ser movimento. Depois, como consequeancia, quem sabe: Democracia Direta.Gostei desta pe1gina. Tf4 nessa.Wilame Jansen

    [Reply]

  28. sonia nobrega
    jan 23, 2013 @ 11:58 {Responder}

    Usem banhos com permanganato e importante o talco mentolado, meus netos não sofreram com coceiras, locam bem arejado, já que notei que o calor atrapalha muito.
    Espero que tenha ajudado!!!

    [Reply]

  29. Fabrícia Daniela
    mar 23, 2013 @ 18:22 {Responder}

    Olá
    Minha filha tem seis anos e está com catapora,saiu bolhas vermelhas por todo o corpo até na cabeça. Estou medicando com um antialergico receitado pelo pediatra e dando banhos de permanganato de Potassio, mas hoje ela está com muita sonolencia e dormindo mto liguei para o pediatra ,mas nao cosegui falar pois o mwesmo está viajando, sera que é normal?
    Bjsss

    [Reply]

  30. MARCIA
    mar 24, 2013 @ 03:57 {Responder}

    QUERIDA O SONO É NORMAL, É PROVINIENTE DO ANTE ALERGICO QUE VC ESTA DANDO. MEU FILHO DE OITO ANOS TEVE AGORA POUCO E MINHA BEBE DE 1 ANO E 4 MESES ACABOU DE PEGAR TAMBEM, PENSE NUM ESTRESSE KKKKKKKKKKKK, MELHORAS

    [Reply]

  31. Joselita
    mai 20, 2013 @ 17:51 {Responder}

    Olá, eu peguei catapora essa semana ainda estão saindo as bolhas e coçam muito.Tenho 39 anos, é péssimo os sintomas tive febre de 39° quase chegou a 40°. O vento me incomodava e tive calafrios. Espero melhorar logo.bjs a todos.

    [Reply]

  32. Juliana Aparecida de Oliveira
    jun 12, 2013 @ 14:49 {Responder}

    Meu filho vai fazer 5 anos esse mes e mesmo estando vacinado pegou catapora, que decepção com a vacina…

    [Reply]

  33. Marcos Soares
    jul 29, 2013 @ 07:20 {Responder}

    Estou aqui as 4 da manha, e fazendo de td pro meu filho dormir trankilo. Não está sendo facil. Tenho que ir trabalhar daqui a pouco, mas estou fazendo de tudo pra ele ter um sono trankilo. Ele acorda no meio da noite, se senta e quer coçar. O talco emntolado ameniza a coceira. O Permanganato tbm alivia e muito a agonia. Espero ter forças pra ajuda-lo e podermos ter um sono traquilo. Espero que voce tbm possam nao sofrer como muitas jah sofreram, e eu estou aqui como pai, padecendo sono. Mas antes eu do que ele. Amo demais meu filho! :’)

    [Reply]

  34. josenildes
    out 24, 2013 @ 20:20 {Responder}

    minha filha ta de catapora a a 4 dias n consegue dormi de tanta coseira eu n sei mais o quer fazer pq ja comprei tanta caisa pra ela fica fresca meu deus se tiver auguem pra mim dar um sugestao mim ajude n sei mais o que fazer

    [Reply]

  35. Elizeu Santos
    dez 13, 2013 @ 11:53 {Responder}

    Minha filha esta com catapora a 4 dias, graças a Deus ela não teve febre, porem não para de surgir bolhas no corpo todo, hoje ela amanheceu reclamando de dor de garganta, quando olhei a boca dela, o céu da boca, lingua e gengiva estão com bolhas tambem, e provavelmente a garganta tambem… Estou dando banho de cha de erva-doce e dando Cloridrato de Hidroxizina para aliviar a coceira, passando pasta dàgua mentolada nas feridas para cicatrizar mais rapido, e paracetamol para dor de cabeça…. Tenho um filho de 2 anos tambem, que graças a Deus aparentemente não pegou, tambem vacinei ele ontem contra Catapora….

    [Reply]

  36. Julia
    fev 27, 2014 @ 19:21 {Responder}

    Tenho 17 anos e estou com catapora ! Fui vacinada mas parece que não ajudou muito! É uma das piores sensações do mundo so quem teve – e lembra- sabe como é ruim

    [Reply]

  37. abr 30, 2014 @ 00:04 {Responder}

    CATAPORA NA LINGUA E PERIGOSO

    [Reply]

  38. Claudia
    mai 20, 2014 @ 16:58 {Responder}

    Peguei catapora aos 20 anos de idade! Achei q iria morrer pois as coceiras eram infernais e qto mais velho se pega pior é o estrago!
    Me lembro de passar talco mentolado
    De 1 em 1 hora, como eu sofri! Banhos mornos sem ser quentes.
    Tinha feridas na cabeça, no céu da boca, língua bochechas na parte interna, anus e vagina, nao conseguia deitar nem ora dormir por causa das feridas no couro cabeludo!
    Naquela época nao existia a vacina, por favor vacin seus filhos!
    Porque ess doença é uma judiação ao ser humano! Conheço pessoas q pegaram catapora aos 40 anos e quase morreram.
    Bjos Cláudia

    [Reply]

  39. Janyo
    jun 23, 2014 @ 16:01 {Responder}

    Tô com 28 e peguei o vírus a 3 dias atrás… acho que vou merreeee!!!
    Meus Deus, como coça, não aguento mais!!! Alguém me passa uma dica realmwnte eficaz, pq essa do permaganato em mim tá fazendo é coçar muuuuuuito mais!!! Não sei mais oq faço, só tô tomando paracetamol pra controlar a febre. A cada 4 horas ela volta… meu Deus!
    Que coceira é essa, ta louco, parece que tão me batento com urtiga. Me ajudem!!!

    [Reply]

  40. Érica Carvalho
    jul 13, 2014 @ 20:53 {Responder}

    Tenho 15 anos e peguei o vírus a 3 dias e tá coçando muito que rémedio eu tomo ??

    [Reply]

  41. vivian
    out 16, 2014 @ 21:19 {Responder}

    minha filha tem 3 anos e uma amiguinha dela teve tava com o virus da catapora nela e minha filha esteve brincando com ela antes das bolhas sair , sera que minha filha tem risco de pegar catapora ? pf respondem

    [Reply]

  42. Júlia
    out 19, 2014 @ 13:05 {Responder}

    Meu filho tem sete anos e acabou de pegar a catapora.Ele tá no terceiro dia da doença,a febre só apareceu no primeiro dia.O que ele reclama muito das coceiras,nem consegue dormir direito.Eu,meu marido e meu filho caçula nunca tivemos,é fato que iremos pegar?

    [Reply]

  43. Simone
    out 23, 2014 @ 14:48 {Responder}

    Olá pessoal!tive catapora com 1 ano, estou na minha segunda gestação todos os exames me apontavam imune ao vírus, mas tive a infelicidade de pegar durante a gestação, ai alguns médicos q pode pega pegar novamente.Eu achava q não foi um susto.

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*