Dicas para a papinha de bebê perfeita - Coisa de Mãe
18 nov 2010

Dicas para a papinha de bebê perfeita

Post por Glauciana às 11:37 em Saúde

Alimentação infantil: está aí um tema que me faz pesquisar, e muito, até hoje, mesmo sendo mãe de segunda viagem. Antes, na época da amamentação, devorava qualquer conteúdo sobre leite materno, livre demanda, mitos da amamentação. Depois, na transição da amamentação exclusiva para as papinhas, adorava buscar formas de fazer a comidinha dos meus bebês. E depois, como Eduardo não passou facilmente para a fase de sólidos, veio a fase de ler sobre incentivo ao apetite das crianças.

E, mais do que teoria, livros e Internet, tenho a experiência de duas crianças completamente diferentes nos hábitos alimentares. Eduardo sempre foi difícil para comer, mesmo quando só mamava. Já Luca é bom de garfo, abre a boquinha até quando a colher tem remédio =)

E hoje eu decidi compartilhar umas dicas para a papinha que tenho feito para Luca e ele come horrores.

- Sempre opto por fazer papinha para dois dias, para que ele sempre coma fresquinha

- Não gosto de congelar. Sei que os nutrientes se mantém e tal, mas para ele prefiro dar a comida mais no ponto

- Vario muito os alimentos, oferecendo de tudo, pois é nessa fase que estamos apresentando os sabores às papilas gustativas da criança

- Coloco pouquíssimo sal, uma pitadinha mesmo, só para dar um gostinho. A criança tem que sentir o sabor do alimento e não do sal

- Não uso tempeiros prontos, pois eles têm uma altíssima quantidade de sódio, o que não é legal pra mim, sobretudo para o organismo da criança, que ainda é tão imaturo

- Uso alho, cebola e tomate em todas as receitas de papinha, pois dá gosto e aroma à comida

- Não uso panela de pressão, apesar de ser mais rápido e prático. Vou cozinhando na panela comum, semi-tampada, colocando água as poucos, no fogo médio. Assim, os nutrientes não se quebram totalmente como na panela de pressão, mais agressiva

- Compro legumes e verduras todas as semanas e prefiro na feira ou no CEASA, pois são mais fresquinhas e com maior qualidade

- O músculo de boi é a melhor carne para dar nas papinhas de bebês que ainda não têm dente. Como precisamos peneirar, a carne não é mastigada, então o músculo é o que solta mais nutrientes no cozimento e também colágeno

- Nas papinhas dos meus meninos não faltam: 3 legumes de cores diferentes, 1 verdura, 1 carboidrato, 1 leguminosa e 1 carne

E se você quiser anotar uma das minhas receitas, veja se seu bebê gosta.

Ingredientes:

- 1 dente de alho espremido
- 1\2 cebola picada em cubinhos
- 1\2 tomate picado em cubinhos
- 1 pitada de sal
- 100 gramas de músculo bovino moído
- 1 mandioquinha salsa grande picada em cubinhos
- 1 cenoura grande picada em cubinhos
- 1 abobrinha grande ralada
- 2 colheres de sopa de arroz
- 2 colheres de sopa de lentilha
- 1 folha de couve picada
- Água para o cozimento

Modo de preparo:

Coloque um fio de óleo em uma panela média. Frite o alho e a cebola. Refogue o tomate e jogue a carne. Deixe fritar a carne até secar a água que ela solta. Quando começar a grudar no fundo da panela, coloque os legumes, o arroz e a lentilha.

Mexa tudo e coloque água até cobrir todos os alimentos. Jogue a pitada de sal e mexa mais. Coloque a tampa, deixando uma fresta, e deixe no fogo médio até secar a água. Vá colocando água aos poucos.

Estará pronta quando os legumes estiverem macios. Como papinha de bebê é preciso passar na peneira, o ideal é deixá-la bem molinha, para facilitar esse processo. Quando colocar a última água coloque também a couve. Eu não a coloco no final para não cozinhar demais. Assim, ela se mantém cheia de cálcio.

Desligando o fogo é só passar tudo na peneira e servir, depois de esfriar. Normalmente essa quantidade dá para dois almoços e dois jantares. Meu menino come de lamber os beiços. Tomara que seu bebê também goste.

Alguns blogs que tratam do assunto:
Comer para crescer
Alimentação e Saúde Infantil – Nutrição consciente desde a infância
Comer é um barato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários para "Dicas para a papinha de bebê perfeita" | Adicione o seu »

  1. nov 18, 2010 @ 17:39 {Responder}

    Adoro papinhas! Pena que a Ísis já passou dessa fase…eu adorava fazer papinhas para ela e ela comia muito bem! Mas agora só quer comer a mesma comida que a gente, então desisti de servir algo diferente para ela… A sua receita tá divina! Beijos!

    [Reply]

  2. Ministério da Saúde
    nov 18, 2010 @ 18:27 {Responder}

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde

    [Reply]

  3. nov 20, 2010 @ 23:40 {Responder}

    Tá tudo perfeito nas suas dicas. Um dia desses no tuí reclamei da falta da panela de pressão e vc me respondeu…
    Com certeza cozinhar lentamente é melhor, mas eu não tenho muito tempo e tento recorrer o mínimo às papinhas industrializadas. Minha maior frustração é que as papinhas que eu faço pra Alice ficam terríveis. A beterraba nunca consigo cozinhar direito, não sei qual o segredo hehehehe
    Quanto a carne, cuidado com a história de peneirar, porque o que se desprende no cozimento é principalmente a gordura, o Ferro mesmo não fica no caldo.

    Até que idade você peneira a papinha?
    Alice ainda não tem dentes, já vai fazer 10 meses, e já estamos dando comida bem pedaçuda pra ela…

    Bjo

    [Reply]

  4. Glauciana Nunes
    nov 22, 2010 @ 15:16 {Responder}

    Anita,
    Que bom que gostou das dicas. Tente fazer essa receitinha, quem sabe não fica boa? Se bem que se a Alice come, é porque para ela está boa. Nosso paladar é muito diferente do dos bebês, né?
    Então, o Luca, com quase 10 meses, está migrando já para a papinha em pedaços. Nós cozinhamos e, ainda com ela quente, damos uma batida no mixer, deixando mais sólida. Ele aceita bem, numa boa. Mas, a hora certa depende muito da criança. Com Eduardo, meu filho mais velho, o processo demorou bem mais, porque ele nunca teve muito apetite e não aceitou de boa os pedaços, não. Com ele tudo só rolou bem lá pra 1 ano e 4 meses. O ideal é respeitar o tempo deles, né?
    Obrigada pelo comentário e um beijão!

    [Reply]

  5. out 13, 2011 @ 23:51 {Responder}

    iklimsa…

    iklimsa klima…

  6. erika
    mar 05, 2012 @ 14:43 {Responder}

    oi…gostei da dica e gostaria de saber a quantidade de agua que devo colocar. Sempre tenho duvidas sobre a consistência da papa e acho que a minha fica aguada. Como saber??

    [Reply]

  7. mar 06, 2012 @ 18:05 {Responder}

    Adorei a dica, obrigado!

    [Reply]

  8. Juliana
    jun 11, 2012 @ 21:50 {Responder}

    Olá Glauciana! Adorei as suas dicas! Que tipo de panela você usa para fazer as patinhas? Esmaltada, inox, teflon? Eu tenho uma bebe de 9 meses e estava usando uma panela de teflon só para ela… Hoje percebi uns pedacinhos pretos depois de fazer o jantar dela e era do teflon… Fiquei bem preocupada.
    Você teria também outras receitas para me passar? Eu costumo fazer almoço e jantar diferentes (geralmente carne no almoço e frango no jantar), mas faço de 3 em 3 dias…
    Um beijo,
    Juliana.

    [Reply]

  9. tamires gonçalves
    ago 05, 2012 @ 16:47 {Responder}

    Olha eu adorei essa dica viu! Mas queria pedir á vocês meninas se alguém tiver uma dieta de papinha para meu filho que esta com começo de anemia eu iria ficar agradecida em! preciso entroduzir alimentos com muito ferro. desde já agradeço.

    [Reply]

  10. Emiliana
    ago 28, 2012 @ 01:07 {Responder}

    Eu não sei mais o que eu faço para o meu bebe comer.Já tentei de tudo, includive comida industrializada.Ele está com 8 meses.Todos os dias faço a papinha pra ele, mas ele a rejeita.Antes ele comia bem as frutas, mas agora nem as frutas ele quer mais.O suco ele toma super bem.Não sei o que fazer.Me ajudem.Estou desesperada!!!

    [Reply]

  11. out 26, 2012 @ 04:07 {Responder}

    Ola …faço a papinha em panela de alumínio
    frito alho, refogo as verduras..colo caldo de carne e feijão ele come bem…

    mamães – acesse http://www.bebeclic (lençois lindos para berço)

    bj

    [Reply]

  12. jan 10, 2013 @ 02:47 {Responder}

    Muito boa a dica, estamos nos preparando para essa fase… Parabéns!

    [Reply]

  13. maiza
    jun 02, 2014 @ 11:30 {Responder}

    Legal! Mas sua receita tem muito carboidrato…além do arroz, a lentilha e a mandioquinha são fontes importantes de carboidrato.

    [Reply]

  14. Mah
    jun 09, 2014 @ 01:25 {Responder}

    Muito legal, vou seguir essas dicas para meu bebe. Pois estou muito relaxada em relacao a alimentacao dele, ele soh mama no peito e nao quer comer e nao pega mamadeira. Hj resolvi criar uma rotina com horarios para introduzir os alimentos sim ou sim! Mas tenho uma grande duvida a respeito do PENEIRAR A COMIDA. Como assim peneirar? tento peneirar e soh sai agua? devo dar a agua pra ele? Pois a comida fica toda na peneira. Nao seria melhor triturar no triturador entao?

    [Reply]

  15. Vanessa
    out 06, 2014 @ 23:48 {Responder}

    Minha filha é muito enjoada para comer, e essa papinha deu super certo.
    Muito obrigada :-)

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*