Faça do desfralde um processo natural - Coisa de Mãe
21 mai 2010

Faça do desfralde um processo natural

Post por Glauciana às 19:32 em Crescimento dos Filhos

Quando Eduardo era bebê eu ficava tensa quando o assunto era desfralde. Isso porque, para mim, seria um momento complicado. Não entrava em minha cabeça, de mãe de primeira viagem, que seria possível uma pessoa aprender facilmente a controlar as necessidades fisiológicas.

É confuso, pois para mim parece bem claro e fácil saber a hora certa de fazer xixi e cocô. Ué, quando dá vontade, a gente vai ao banheiro. Simples assim. Mas, quando eu pensava que um bebê só faz suas necessidades na fralda, começar a entender que agora não deve simplesmente abrir a torneirinha… confuso, confuso.

Pois bem, quando Dudu completou dois anos veio um bilhete da escolinha, onde ele ficava período integral nessa época. O bilhete continha um texto sobre o processo de desfralde, como ele funciona e o que implica na relação escola – pais. E, claro, dando o start!

Fiquei em pânico, confesso!

Fui ler e me informar sobre o assunto e no fim de semana fizemos a maior festa com ele, em uma loja da Lupo, comprando muitas cuecas. De todas as cores e de personagens bonitinhos. Como qualquer coisa é motivo de balbúrdia aqui em casa, claro que tirar a fralda também seria acompanhada de perto do pequeno. Quer dizer, acompanhada de perto? Não! Oras, ele é o protagonista desse evento.

Além das cuequinhas também compramos um penico. Que agora inventaram um outro nome, assento para crianças. Mas, aqui em casa ele tem o bom e velho nome de penico! E colocamos o penico do Dudu no banheiro social daqui de casa, ao lado do vaso sanitário.

A escola foi fundamental para que Eduardo deixasse as fraldas. E essa relação entre os pais e a a babá ou creche é sinequanon para que tudo dê certo. O primeiro passo foi começar a colocar a cueca por cima da fralda, para que ele se acostumasse com essa peça de roupa, até então desconhecida para ele.

Depois disso, as tias da escola começaram a levá-lo ao banheiro várias vezes ao dia. Mas, várias vezes mesmo. A cada 20 minutos estava o bonitão lá no troninho. Por meses e meses ele não fazia nada. Só sentava, ficava um tempinho e saia, colocando novamente a fralda. Esse período foi um pouco tenso pra nós, afinal no fim de semana também tínhamos que fazer isso em casa. Nós nos esquecíamos muitas vezes e, quando o levávamos, ele não queria ficar. Foi preciso paciência e persistência. Além disso, controlar a minha ansiedade foi dureza. Eu, como boa mãe exigente demais que sou, queria ver o tal do xixi. Ué, não é só sentar e fazer? Mas, ele não fazia. Lendo e me informando, descobri que isso é normal.

Passados uns 3 ou 4 meses, Dudu já fazia xixi na escola. Começou até a fazer, esporadicamente, cocô no vasinho. E aqui em casa, nada! Continuava a novela de levar para o banheiro. Era um põe e tira fralda sem tamanho. Mas, como tudo na vida um dia acontece, ele fez o seu primeiro xixi. Foi a maior festa dentro do banheiro. Eu, Luca (dentro da minha barriga imensa) e papai, todos reunidos em um banheiro pequeno de apartamento, fazendo festa, cantando, pulando de alegria com o primeiro xixi de Eduardo no penico de casa. E foi um “tchau, xixi” bem legal para finalizar, jogando-o na privada.

Depois disso, foram mais alguns meses, sem forçar a barra, sem brigar, sem cobrar demais. Eu entendi que a criança tem o tempo dela. E de nada adianta a nossa ansiedade. Pelo contrário, eles sentem. Essa simbiose mãe – filho é forte demais. As criaturinhas captam as nossas neuras. E aí tudo fica mais complicado.

Quando o verão chegou, Dudu começou a ficar só de cueca durante o dia. Tchau fralda. E vieram as trocas e trocas de roupa. Isso porque ele se molhava muito. E isso é normal, mamães. Faz parte do processo. Não se desesperem! Tirem os tapetes da sala, deixe-os só de cueca se fizer calor… porque eles fazem na calça messssmo.

E hoje, faltando dois meses para Dudu completar três anos, está quase desfraldando à noite também. Já não compramos mais fraldas diurnas. Ele passa o dia todinho sem, pede para ir ao banheiro, às vezes sai correndo e vai sem pedir. Chama mamãe para limpar o bumbum depois de fazer cocô. E tem até acordado à noite apertado. Corre para o banheiro sem me chamar. Não é um mocinho? Que orgulho! Passando esses meses mais frios, daremos adeus também à Pampers Noturna. E daremos boas-vindas à economia das fraldas para ele.

Eu conheço crianças, amiguinhos dele da escola, que tiveram um processo mais rápido. Algumas meninas com dois anos já não usam mais a fralda do dia. E com Dudu isso aconteceu quase aos três anos. Mas, eu já consegui superar essa fase da comparação, graçasadeos! Hoje compreendo que cada ser humano tem o seu tempo, o seu processo de amadurecimento, a sua personalidade. O importante nisso é perceber a velocidade de seu filho e respeitá-la, sem forçar a barra nem cobrar.

Para que o desfralde ocorra sem problemas, nem traumas – que pode ser muuuuuito ruim para seu filho – dois adjetivos são fundamentais nesse período: paciência e persistência. E ficar brava, cobrar, acelerar? Nem pensar! Porque isso pode gerar alguns probleminhas psicológicos, que podem até afetar o lado fisiológico da criança.

Ah, e valem os incentivos e o feedback positivo, como tudo o que envolve os avanços da criança. Parabéns para eles, sempre!

Imagem: Abril Bebê

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários para "Faça do desfralde um processo natural" | Adicione o seu »

  1. Monalisa
    jul 15, 2010 @ 14:22 {Responder}

    Bom dia, talvez vc possa me ajudar. Meu filho tem 3 anos e 4 meses, e até hj não faz cocô no banheiro (só na roupa), e depois que ele faz ele não deixa a gente tirar. Esses dias até chorei, pq fui dar um banho nele e ele me batia e tentava me morder. O que será isso?

    [Reply]

  2. ago 21, 2010 @ 05:53 {Responder}

    Aiii, adorei seu post. Meu filho já tem 3 anos e eu agora q estou começando o desfralde. Como ele irá começar na escola ano q vem, já gostaria q ele fosse sem usar fralda. Quantos meses foi nesse processo todo?

    Abraço :)

    [Reply]

  3. abr 25, 2011 @ 11:50 {Responder}

    O Davi começou o desfralde mais tarde com 2 anos e meio. Hoje, com 3 anos, usa a fraldo à noite para dormir, mas mesmo de fralda avisa e faz o xixi e cocô no penico. O exemplo do primo 9 meses mais velho foi muito importante. Agora, na reta final, parece até que foi fácil, depois de muitos cocôs na cueca e de muito xixi no sofá.

    [Reply]

  4. abr 27, 2011 @ 13:38 {Responder}

    Cara Glauciana Nunes, Bom Dia!
    Parabéns por seu interesse e pesquisa sobre este momento de vida de sua filha. Esteja certa de que esta postura está ampliando não apenas seu olhar como mãe, mas, como pesquisadora da infância em todos os seus aspectos.
    Parabéns também por dividir suas descobertas e interesses pela WEB com outras mães. Sua postura acaba por mostrar-se um importante papel de utilidade pública.
    Destacaremos suas informações em nosso blog, citando a sua fonte, para nossos pais de alunos, pois, informações de mãe para mãe sempre são uma colaboração benéfica.
    Ficaremos felizes com sua “visita online” a nossa instiuição de ensino e a convidamos para mantermos contato, com a finalidade de trocarmos informações. Possuimos vários projetos de integração escola família e atividades de integração escola comunidade. Será uma grande alegria contarmos com suas colaborações como uma mamãe blogueira!
    Fique com Deus, saúde e felicidades a sua família!

    Cordialmente,

    Angélica Hatherly – Diretora

    Creche Escola Estação Plim-Plim

    http://www.estacaoplimplim.com.br
    http://www.estacaoplimplim.webnode.com.br
    http://www.youtube.com/user/CEPlimPlim?feature=mhum

    [Reply]

  5. Alyne
    jun 20, 2011 @ 16:40 {Responder}

    Boa tarde,
    Por favor preciso de ajuda:
    É que meu filho fará 4 anos no mês que vem, mas ainda só faz cocô na cueca ( não senta no vaso, chora) e geralmente se esconde atrás da porta do quarto.
    Não quero força-lo, mas já faz muito tempo que isso acontece, não sei devo deixar ele a vontade ou se tenho que fazer algo para incentiva-lo a ir ao banheiro.
    Me ajude, por favor!

    [Reply]

  6. Cristiane
    jul 21, 2011 @ 15:29 {Responder}

    Olá,
    Minha filha tem 2,5 anos e estamos começando agora com o desfralde, se esconde quando vai fazer e depois corre para o penico e me chama. Levo ela ao penico td hr e nada …
    Adorei o seu post.. foi de muita utilidade
    Obrigada

    [Reply]

  7. karen
    out 12, 2011 @ 23:01 {Responder}

    olá… sou professora em uma pré escola na cidade de Curitiba/PR em uma turma de maternal I (crianças que completam 2 anos neste ano), estou desfraldando 6 crianças na turma sendo elas 4 meninas e 2 meninos, comecei após o feriado de 7 de setembro, hj apenas 2 crianças ainda precisam da fralda para dormir no período da tarde… esse sucesso com o desfralde acontece, creio eu, principalmente pelo exemplo de outros, ou seja, quando um vê o outro fazendo no penico ou no vaso sanitário, e a mãe ou professora faça elogios sobre essa atitude, a criança terá a vontade de querer fazer o mesmo… sendo assim, o processo de desfralde acontecendo em parceria com a escola é a melhor coisa a ser feita, brincadeiras e elogios para usar o banheiro são sempre bem vindas… espero que neste restante de ano consiga tirar os outros 6 das fraldas…

    [Reply]

  8. out 28, 2011 @ 12:21 {Responder}

    Oiii flor
    Seu blog sera homenageado segunda-feira após as 14 horas…la no recanto http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com/

    [Reply]

  9. nov 01, 2011 @ 21:33 {Responder}

    Glauciana, logo logo começarei o desfralde do quarto filho. Com todos os outros o processo foi tão natural e sem traumas. Na hora certa, ou seja, quando eles já tem maturidade psicológica e fisiológica a coisa acontece meio que sozinha. Estou preparando um post sobre este assunto, venho aqui te avisar, ok?

    Beijos e boa sorte!
    Ah! Passe no meu blog que está de cara nova!

    Ana Cristina
    eucomosquatro.blogspot.com

    [Reply]

  10. mai 15, 2013 @ 17:09 {Responder}

    Nossa!!! Que alívio! O Kairos ta com 2a e 9m e ainda não está totalmente desfraldado! Ja ouvi falar que meninos levam mais tempo mesmo. Tem horas que fico mais estressada, mas no mais tô tranquila! O xixi ele faz muito bem no peniquinho, mas o cocô ta uma novela!

    Beijo!

    @mix_martins

    [Reply]

  11. mai 15, 2013 @ 17:14 {Responder}

    Nossa! Fiquei bem aliviada com esse post. O Kairos ta com 2a e 8m e ainda não está totalmente desfraldado! Ja ouvi que meninos demoram mais que meninas. O xixi ta fluindo, mas o cocô ta uma novela!

    Obrigada por compartilhar!

    @mix_martins

    [Reply]

Deixe um comentário





  • * requerido
*